Um Natalício Álbum de Palavras de Fé, Esperança e Alegria
Ensaio de Natal (Prólogo)
O Advento com o acender da 1. Vela na Coroa de Natal chegou e o Natal começa lentamente a “Bater à Porta”. A Natalícia Magia com as suas luminosas Luzes faz lembrar um Xaile de Carinho para nos proteger do Frio da Vida.
Viajar até ao Passado, quando Deus ofereceu ao Mundo a Sagrada Noite de Natal:
“Filho dum Rosa, dum Cravo nascido” – e na Imaginação “conhecer” o pequeno Estábulo iluminado com a Enigmática Estrela de Belém, que guiou os Reis Magos até ao Presépio. Quadro que apresenta como começou a Magia de Natal, que hoje conhecemos.
No meio das Festivas Decorações encontram-se também as Guirlandas elaboradas com pequenas Pérolas, que fazem lembrar um precioso Colar de Joalharia ou o Sagrado Rosário de Contas de Nossa Senhora. Contemplação que originou refletir sobre a História de Natal. É mais que um Acontecimento Religioso, porque ao longo dos últimos 2000 Mil Anos entrelaçou diferentes Esferas da História do Mundo. Do Modesto Estábulo às Cidades Iluminadas nasceu um Mistério da Vida, porque é Eclesiástico e Secular. Nasceu Deus Menino e festejamos também São Nicolau e Pai Natal, acendemos as Velas da Coroa de Advento, enfeitamos Árvores Natalícias, conhecemos as Delícias de Padaria, Pastelaria, Chocolataria, Mercados de Natal, escrevemos Cartas e Postais de Festa …. etc. e vive-se por vezes entre Euforia de Magia e Milagres e Negação Absoluta dos “Grinchs e Scrooges”. No Mundo cada vez mais Digitalizado e o Ser Humano a fugir atrás do Tempo até que o Cansaço nos faça quase metaforicamente “andar de gatas” até à Noite de Natal, também começa o Desassossego da Procura e Compra de Prendas.
Porém – a Mensagem de Natal é tão modesta, que recua perante Problemas, Preocupações e Obstáculos da Vida no meio de Luzes sem fim, que parecem dizer, que Tudo está em Ordem e é uma Festa. Infelizmente não é o Caso. Existem bons Tempos e outros mais difíceis. Mas cada Dia exige ser enfrentado. Na Solidão não é fácil, mas com Família, Amizades e Pessoas, que nos querem Bem, quem nos estende a Mão, quando pensamos, que não se consegue dar mais um Passo, porque talvez se vá cair no Abismo, conhecemos a verdadeira Mensagem de Natal: Fé, Esperança, Coragem, Amor, Paz e Alegria, para não se desistir de crer, que se consegue ultrapassar severas Etapas do caminhar na Estrada da Vida. Por conseguinte, não parar no meio da Ansiedade e contemplar com Tranquilidade o Relógio da Vida, assim como o Bater do Coração, quando pretendemos agradecer, a quem “Desenrolou Redes de Segurança”, para nos “Salvar de cair no Abismo”. Porque não retribuir com “Pérolas de Poesia e Prosa”, que contam Histórias ou Contos de Natal?
Pérolas de Histórias ou Contos de Natal????
No presente Caso escolhi um Presente de Viagem, Passeio ou Peregrinação em Setúbal. Conhecer a Magia de Natal e colecionar um Colar com Histórias. Criar um Álbum com Contos e Fotografias, a fim de oferecer e partilhar com quem nos Tempos difíceis na Escuridão acendeu um Luz, para alumiar o Caminho e assim dissolver a Solidão ao desejar:
“Uma Luz para no meio de Espinhos com Coragem caminhar até Belém e chegar ao Roseiral – Realizados Sonhos e conquistadas Metas.”
Boa Viagem e Luminosa Leitura Natalícia.