Sines apresenta “samba enredo” e reis do Carnaval

Sines apresenta “samba enredo” e reis do Carnaval

Sines apresenta “samba enredo” e reis do Carnaval

|||||||

O enredo “Baú da Felicidade” retrata o sistema financeiro a nível global, numa critica à sociedade contemporânea

 

Este ano Sines espera 50 mil visitantes durante os festejos do Carnaval, entre os dias 21 e 26 de Fevereiro. Os reis e o “samba enredo”, da autoria do grupo Slalabá Tuka, criado em parceria com a Associação de Carnaval, são apresentados amanhã.

- PUB -

“O tema do novo ‘samba enredo’ é o ‘Baú da Felicidade’, que irá retratar o sistema financeiro a nível global, com uma sátira à forma como é gerido”, avança Rui Encarnação, presidente da Associação de Carnaval de Sines.

Com um orçamento a rondar os 180 mil euros e o apoio do município, o grande Carnaval do litoral alentejano conta com a participação de cinco escolas de samba, 17 carros alegóricos, 15 grupos alegóricos e oito foliões.

Rui Encarnação, refere ainda que este Carnaval “tem a particularidade de ser construído por voluntários e, por essa razão, o tema central é livre para não limitar as ideias que os obreiros desta grande festa possam ter”.

- PUB -

Quanto ao ambiente, segundo a organização, no recinto, onde se realizam os desfiles, vão ser instalados “pontos fixos para colocar as embalagens de plástico”, havendo ainda “a possibilidade de introduzir recolha móvel”.

“Queremos reduzir o impacto das embalagens de plástico no recinto e estamos a negociar a possibilidade de introduzir o serviço de recolha móvel, ou seja, pessoas com mochilas para recolherem os copos de plástico que vão sendo utilizados tanto na avenida como nos bailes”, explicou.

Folia para todas as idades

- PUB -

O programa oficial arranca a 21 de Fevereiro com o Carnaval dos Pequeninos, na Avenida General Humberto Delgado, a partir das 10h00, com o desfile de cerca de três mil crianças dos infantários e escolas do concelho, numa organização da Junta de Freguesia de Sines.

No dia seguinte, sábado, pela manhã, os reis do Carnaval são apresentados à população, numa “cerimónia” que terá lugar junto ao castelo, com a entrega da chave da cidade, seguida de um desfile para “cumprimentos aos súbditos” pelas ruas do centro histórico.
O Carnaval de Sines mantém os habituais desfiles diurnos e noturnos, entre os dias 23 (domingo) e 25 (terça-feira), com a folia aliada à sátira, “religiosa e política”, que os grupos foliões “emprestam” à maior festa do litoral alentejano.

Os festejos, que se celebram em Sines desde 1926, vão contar com a participação de duas mil pessoas, que, durante os três dias de folia, desfilam na principal avenida da cidade alentejana, transformada num sambódromo, em nome da tradição carnavalesca.
“No desfile noturno, o mais antigo do país, que acontece no dia 24 (segunda-feira), já é tradição recebermos mais de 1.500 pessoas mascaradas, oriundas de vários pontos da região, que se juntam aos dois mil participantes, enchendo o recinto de muita cor e alegria, numa festa que dura até de madrugada”, sublinhou.

Desfile de matrafonas, baile de máscaras sénior, torneio de futebol trapalhão e bailes noturnos completam o programa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -