Porto de Sines recebe novo coordenador europeu do Corredor Atlântico

Porto de Sines recebe novo coordenador europeu do Corredor Atlântico

Porto de Sines recebe novo coordenador europeu do Corredor Atlântico

François Bausch destacou o papel estratégico da infraestrutura sineense na sustentabilidade, inovação e conectividade logística europeia

O Porto de Sines recebeu esta terça-feira, 22 de outubro, a visita de François Bausch, novo coordenador europeu do Corredor Atlântico, que se fez acompanhar por uma delegação da Comissão Europeia, bem como por representantes das áreas das infraestruturas dos outros estados membros e da Infraestruturas de Portugal.

- PUB -

A comitiva foi recebida por Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, e pela administradora Fernanda Nunes. Durante a visita, foi apresentada uma sessão institucional que evidenciou o papel estratégico da infraestrutura portuária sineense no contexto do Corredor Atlântico, com destaque para o compromisso contínuo com a sustentabilidade, digitalização, inovação e reforço da conectividade ao hinterland ibérico e europeu.

Durante a sessão, foram igualmente apresentadas as perspetivas de desenvolvimento sustentável do porto, com destaque para a aposta na produção de energia verde e na expansão das infraestruturas portuárias, com vista a aumentar a capacidade operacional e a competitividade internacional de Sines.

Segundo nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE, atualmente o Porto de Sines beneficia de uma rede integrada de ligações rodoviárias, ferroviárias e marítimas de curta distância, que asseguram uma intermodalidade eficiente entre diferentes modos de transporte.

- PUB -

Estão também a decorrer intervenções relevantes de melhoria dos acessos rodoviários, complementadas por serviços de “short sea shipping” para garantir ligações regulares com vários portos da Península Ibérica.

No domínio ferroviário, destaca-se a nova ligação entre Sines e a fronteira espanhola, cuja conclusão está prevista para janeiro de 2026. Este investimento permitirá reduzir os custos logísticos e o tempo de trânsito em cerca de três horas e meia, reforçando de forma significativa a competitividade do porto no âmbito do Corredor Atlântico.

“A visita do novo coordenador europeu do Corredor Atlântico constituiu uma oportunidade para reforçar a relevância de Sines no contexto das redes transeuropeias de transporte, enquanto plataforma logística de referência no eixo atlântico, contribuindo de forma determinante para a coesão territorial e para o fortalecimento das cadeias de abastecimento europeias”, lê-se na mesma informação.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não