Lançado concurso para estudo de impacto ambiental da dessalinizadora de Sines

Lançado concurso para estudo de impacto ambiental da dessalinizadora de Sines

Lançado concurso para estudo de impacto ambiental da dessalinizadora de Sines

Governo recorda que empreendimento vai reforçar sistema de abastecimento de água à Zona Industrial e Logística

O Grupo Águas de Portugal lançou o concurso para o Estudo Prévio e Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da futura central de dessalinização de água do mar de Sines, anunciou hoje o Governo.

- PUB -

O anúncio do “primeiro passo para a dessalinizadora de Sines” foi hoje feito em comunicado pelo Ministério do Ambiente e Energia, que recorda que o empreendimento vai reforçar o sistema de abastecimento de água à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

No comunicado é citada a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que diz que o projeto se insere “numa estratégia nacional que garante água para atração de investimento, para proteção dos recursos hídricos e para preparar o país para as alterações climáticas”.

A dessalinizadora tem como objetivo satisfazer a grande procura de água do polo industrial de Sines, reduzindo a pressão sobre as origens convencionais atualmente utilizadas, como o rio Sado e a barragem de Alqueva.

- PUB -

A solução em estudo prevê, recorda o Ministério, uma central de dessalinização em São Torpes, sistemas de adução e armazenamento e uma produção faseada, com 16 hm³/ano (hectómetros cúbicos) numa primeira fase e até 32 hm³/ano numa fase posterior, em função da procura efetiva.

O concurso agora lançado contempla a elaboração do Estudo Prévio da solução técnica, o Estudo de Impacto Ambiental e o acompanhamento do respetivo procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, “bem como a preparação das peças do futuro concurso para a empreitada de conceção, construção e operação do sistema”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não