Empresa BB&G vai instalar fábrica de transformação de pneus na ZILS

Empresa BB&G vai instalar fábrica de transformação de pneus na ZILS

Empresa BB&G vai instalar fábrica de transformação de pneus na ZILS

|

Unidade industrial representa um investimento de 10 milhões e vai criar 40 postos de trabalho directos. Deve começar a operar em 2023

 

A empresa BB&G – Alternative Worldwide Environmental Solutions, Lda., vai investir 10 milhões de euros na instalação de uma fábrica de transformação de pneus usados na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), espaço que é gerido pela aicep Global Parques. A instalação da unidade industrial, que irá criar 40 postos de trabalho directos, é para arrancar ainda este ano.

- PUB -

O contrato foi assinado entre a empresa e a aicep Global Parques na passada terça-feira. De acordo com a aicep Global Parques, está previsto que a fábrica entre em funcionamento no “primeiro trimestre de 2023”.

A unidade “irá operar em regime de turnos, 24 horas por dia, por forma a maximizar todo o potencial instalado”.

O projecto a implementar – que conta com a parceria da Universidade de Aveiro e aprovação ao abrigo do Portugal 2020 – assenta “numa tecnologia patenteada e inovadora, desenvolvida nos Estados Unidos da América, que tem sido testada intensivamente desde 2012”, explica a entidade gestora da ZILS. “Trata-se de um processo de extração térmico, conduzido em contínuo, para conversão de pneus usados, sob a forma de borracha triturada (livres de metal e têxtil), através da transferência de calor em ambiente anóxico”, adianta a aicep.

- PUB -

Os produtos obtidos “serão o negro de fumo recuperado (séries N500, N600 e N700), duas fracções de hidrocarbonetos e gás de síntese (para autoconsumo)”. A fábrica “irá constituir um complemento viável para a reutilização dos referidos componentes utilizados na fabricação de pneus” ao possibilitar “a sua incorporação, enquanto matérias-primas, em diversas indústrias, ou até na fabricação de pneus novos, promovendo a sustentabilidade ambiental”.

A gestão da instalação da fábrica em Sines fica a cargo da Proman Portugal, que fornece “serviços de engenharia, design e construção”, ao nível do sector energético (petróleo e gás).

A  BB&G chegou a Portugal no final de 2018, pela mão do empresário luso-americano Germano Araújo Carreira, e passou a estar integrada no Grupo Respol em 2020.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -