João Galamba, ministro das Infra-estruturas, visita esta tarde o projecto SINES 4.0
A Start Campus, empresa que está a desenvolver o projecto SINES 4.0., recebe os primeiros clientes no centro de dados em hiperescala na segunda-feira, dando início à sua actividade, foi hoje anunciado.
“Os primeiros clientes iniciam, assim, a sua actividade no SINES 4.0 numa fase inicial de configuração do primeiro edifício que, quando estiver concluído, terá uma capacidade total de 15 MW [Megawatts], os primeiros de um total de 495 MW”, anunciou a empresa, em comunicado.
Entre os primeiros clientes estão a EXA Infrastructure, a DE-CIX e a COLT, três fornecedores de ‘internet connection exchange’.
O primeiro edifício, que estará totalmente operacional até Março de 2024, dá início à operação de um dos maiores campus de centros de dados da Europa, segundo a empresa responsável pelo campus Hyperscaler Data Centre com capacidade de 495 MW, num investimento de até 3.500 milhões de euros.
Quando estiver concluído, o projecto deverá fornecer até 495 MW de capacidade em seis edifícios, estando prevista a “criação de até 1.200 empregos directos altamente qualificados e 8.000 empregos indirectos até 2028”.
O ministro das Infra-estruturas, João Galamba, visita esta tarde o projecto SINES 4, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, e o presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Filipe Costa, que serão recebidos pelo presidente executivo da Start Campus, Afonso Salema.