Evento tem como objectivo “discutir a investigação e a valorização do património cultural subaquático”
O Centro de Artes de Sines acolhe, a 25 e 26 deste mês, o simpósio “Arqueologia Portuária”, numa parceria da câmara e do projecto “Um Mergulho na História”, da Direcção-Geral do Património Cultural.
De acordo com o município, o evento tem como objectivo “discutir a investigação e a valorização do património cultural subaquático, em zonas portuárias e de fundeadouro, a paisagem marítima e as infra-estruturas portuárias e núcleos urbanos”.
No encontro, será apresentado o resultado dos trabalhos arqueológicos subaquáticos realizados este ano, no concelho de Sines, que permitiram localizar e registar dois núcleos de achados, no interior da baía de Sines, correspondentes a prováveis naufrágios de época moderna ou contemporânea, e no âmbito da prospecção realizada ao largo da Ilha do Pessegueiro.
“Um Mergulho na História” é um projecto financiado pelo Orçamento Participativo de Portugal que tem como objectivo a caracterização do património cultural náutico e subaquático do Alentejo Litoral e criar conteúdos em formato digital, para efeitos de comunicação pública da investigação”, indicou.