28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSinesSindicato diz que acidente na Repsol em Sines revela “falha grosseira de...

Sindicato diz que acidente na Repsol em Sines revela “falha grosseira de segurança”

“A morte de qualquer trabalhador no seu local de trabalho é uma tragédia sem nome e não pode de maneira nenhuma passar em branco”, afirma a SITE Sul

 

- PUB -

A morte de dois trabalhadores na fábrica da Repsol Polímeros, em Sines, que caíram de uma altura de “mais de 30 metros” quando desmontavam uma estrutura “revela uma falha grosseira de segurança”, considerou hoje um sindicato do sector.

Segundo o SITE Sul – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul, a morte de dois trabalhadores “por alegada queda de um andaime é um acidente gravíssimo e revela uma falha grosseira de segurança”.

“A morte de qualquer trabalhador no seu local de trabalho é uma tragédia sem nome e não pode de maneira nenhuma passar em branco”, afirmou o sindicato em comunicado, que “exige que sejam apuradas e retiradas todas as responsabilidades e consequências” do “grave acidente, das quais a Repsol não poderá fugir”.

- PUB -

Para o SITE Sul, “não adianta de muito alegar que se trata de trabalhadores por conta de um prestador de serviço, pois certamente chegar-se-á à conclusão de que se tratará de trabalhadores contratados por uma empresa de trabalho temporário cedidos a um prestador de serviços”, por sua vez “contratado pela Repsol”.

“Trata-se da cadeia habitual de precariedade e de exploração de milhares de trabalhadores do Complexo Industrial de Sines, onde os baixos salários existem”, lê-se na nota.

Dois homens morreram na segunda-feira num acidente de trabalho na fábrica da Repsol Polímeros, em Sines, ao caírem de “uma altura de mais de 30 metros”, revelou fonte da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

- PUB -

Segundo a mesma fonte, os dois trabalhadores “estavam a desmontar uma estrutura e caíram de uma altura de mais de 30 metros”.

Na nota esta quinta-feira divulgada, o SITE Sul anunciou ainda que vai “solicitar explicações à Repsol sobre o acidente” e coloca ao dispor das famílias dos trabalhadores que morreram “toda a disponibilidade para ajudá-las na resolução de toda a tramitação legal”.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alentejo Litoral indicou que foi dado aos bombeiros, às 16h29, o alerta para uma queda de estruturas temporárias ou móveis.

Entretanto, a Repsol Polímeros já anunciou a abertura de uma investigação para averiguar as causas do acidente que vitimou os dois trabalhadores no Complexo Industrial de Sines, no distrito de Setúbal.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa lamentou a morte dos dois trabalhadores de 21 e 37 anos, de nacionalidade brasileira, e explicou que ambos pertenciam a uma empresa prestadora de serviços.

De acordo com a Repsol, “o acidente ocorreu durante os trabalhos de desmontagem de um andaime” no complexo fabril, em Sines, às 16h00.

“A Repsol abriu uma investigação para encontrar as causas do acidente”, avançou a empresa, acrescentando que está “em contacto permanente com a empresa prestadora de serviços para oferecer todo o seu apoio”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -