26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSines“Para 2022 o nosso objectivo é que os resultados se mantenham à...

“Para 2022 o nosso objectivo é que os resultados se mantenham à volta dos números do ano passado”

José Luis Cacho, presidente da APS, apoia criação de “rede europeia de produção de energias verdes” que ajude “a uma melhor optimização e gestão dos recursos energéticos da União Europeia”

 

- PUB -

As opções estratégicas para o Porto de Sines entre 2020 e 2030 têm o objectivo principal de “tornar Sines um porto para o mundo, trazendo o mundo para o porto enquanto o prepara para um futuro cada vez mais moderno, inovador, digital e eficiente”.

A O SETUBALENSE, o presidente da Administração do Porto de Sines, José Luís Cacho, fala sobre a tendência de crescimento do porto, que espera manter apesar da situação da guerra na Ucrânia, dos projectos que tem em curso e também daqueles que o futuro trará.

Mesmo nos dois anos de pandemia, o Porto de Sines continuou a registar resultados positivos e em 2021 alcançou mesmo o seu melhor ano de sempre, ultrapassando a barreira dos 1,8 milhões de TEU’s (unidade equivalente a 20 pés) movimentados. A que se devem estes resultados?

- PUB -

Estes resultados devem-se à estratégia que o Porto de Sines tem vindo a seguir na perspectiva de procurar desenvolver novas áreas de negócio com a consolidação de novas cargas, novos projectos, complementares à actividade principal do porto, ligada à energia e a toda a indústria petroquímica e procurar novos desenvolvimentos que de certa forma assegurem a sustentabilidade do porto. Isto levou a que em 2019 assinássemos um contracto de renovação da concessão com a PSA, que pressupõe que o conjunto de investimentos vá levar ao crescimento, a que seja possível nos próximos dez anos duplicar a carga que o porto faz em termos de contentores. 2021 é já o resultado dessa tendência de crescimento que se prevê para o Porto de Sines. O crescimento foi muito centrado na carga contentorizada e houve também um crescimento significativo na questão do gás natural e do gás natural liquefeito (LNG), que também tem tido um crescimento muito significativo no Porto de Sines.

Com o terceiro trimestre já fechado, que resultados se podem esperar para 2022?

Infelizmente, dado o contexto global que se alterou com a questão da guerra, é um ano difícil, é um ano em que há de facto alguma quebra nas economias a uma escala global e naturalmente isso vai-se reflectindo nos portos. Quanto a Sines, as expectativas deste ano era que tivéssemos um resultado muito em linha com aquilo que conseguimos o ano passado, mantermos o crescimento interno, obviamente com um pequeno decréscimo. O nosso objectivo é que os resultados, com mais um pouco ou menos um pouco, se mantenham à volta dos números do ano passado.

- PUB -

Como é que o Porto de Sines vê o acordo entre os governos de Portugal, Espanha e França para a criação de um corredor “verde” de energia?

A nossa perspectiva, a perspectiva do país e um pouco do Governo, é que de facto se crie uma rede europeia toda ligada de energias, de produção de energias verdes, que numa fase transitória pode funcionar com gás natural e no futuro poderá funcionar com o hidrogénio ou outros gases renováveis. Portanto é essa a perspectiva, criarmos algo que ajude de certa forma a termos uma melhor optimização e gestão dos recursos energéticos da União Europeia.

Que papel deve o Porto de Sines assumir nesta “revolução” a que assistimos ao nível das energias renováveis?

O Porto de Sines tem duas perspectivas dentro da sua estratégia, uma de avançar rapidamente para as energias renováveis, energias verdes, e assegurar também a produção de hidrogénio, molécula fundamental principalmente para a indústria, daí falar-se na reconversão ou upgrade de toda a indústria petroquímica e química existente em Sines. O oxigénio verde vai de facto ser uma molécula muito importante na reconversão de toda essa indústria que existe em Sines e nesse âmbito temos uma estratégia que assegurará a sustentabilidade, das empresas e do Porto de Sines. Apostamos muito no desenvolvimento da produção de energias renováveis, que inclui também a produção de hidrogénio e da amónia. Há um conjunto de projectos verdes, na perspectiva da energia, que são fundamentais e vão de certa forma revolucionar todo o tecido industrial e até mesmo o próprio porto nos próximos anos.

De que forma os avultados investimentos projectados para a região de Sines e Litoral Alentejano, por parte do Governo e do sector privado, vão potenciar o crescimento do Porto de Sines?

Todos esses investimentos, e são muitos, que têm vindo a ser anunciados pelo Governo e também pela AICEP Global Parques, são investimentos de grande dimensão que vão naturalmente contribuir para a sustentabilidade do porto.

A APS lidera o projecto Agenda Nexus, que envolve um investimento de 91 milhões de euros financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Quais são os objectivos deste projecto e os próximos passos?

É um projecto que une sete entidades, incluindo empresas, liderado pelo Porto de Sines, que tem como objectivo principal a descarbonização e a digitalização de todo o corredor logístico de Sines. Todas as empresas que utilizam, quer sejam carregadores quer sejam operadores logísticos ou de transporte, todos cabem neste projecto e de forma integrada pretendemos aumentar o grau de digitalização, que vai contribuir para a eficiência deste corredor, para ajudar quem importa e exporta a ter melhores e mais competitivas condições para fazer importações e exportações, tendo um impacto económico grande na economia. Também na perspectiva da descarbonização, foi neste sentido que criámos este projecto, que recebeu uma boa classificação pelas entidades que fazem o acompanhamento do PRR e que envolve empresas, universidades e entidades não empresariais do Sistema de I&I, as ENESII, que têm uma componente grande de I&D (Investigação e desenvolvimento) neste projecto. É, portanto, uma parceria forte entre o conhecimento e a inovação, entre as empresas e as universidades, que naturalmente dará resultados futuros muito interessantes ao corredor logístico de Sines, tornando-o mais eficiente, competitivo e descarbonizado.

Em que consiste o projecto de parceria entre o Porto de Sines e o Porto de Roterdão?

A parceria com o Porto de Roterdão envolve empresas, como a Shell e a Vopak, ligadas ao hidrogénio verde também, e tem por objectivo produzir hidrogénio verde em Sines e transportá-lo via marítima para Roterdão, criar um corredor de hidrogénio verde para Roterdão. Foi um projecto seleccionado a nível europeu, entre 30 projectos. Foram escolhidos três e o nosso foi um deles. É um projecto que tem óptimas condições e é uma excelente parceria com os holandeses do Porto de Roterdão e com as empresas, pelo que temos uma grande expectativa no seu desenvolvimento.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -