29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesÁguas de Santo André investe 2,5M€ para tratar efluentes em Sines

Águas de Santo André investe 2,5M€ para tratar efluentes em Sines

Construção de novo emissário servirá para melhorar a resiliência do sistema de drenagem de água

 

- PUB -

A Águas de Santo André (AdSA) vai investir 2,5 milhões de euros na construção de um novo emissário, no concelho de Sines, para melhorar a resiliência do sistema de drenagem de água.

De acordo com a empresa, o concurso público para a “construção do novo emissário da Caixa da Barbuda à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Ribeira de Moinhos” foi lançado na passada quinta-feira.

A empreitada, que tem “uma duração prevista de 270 dias”, visa tornar “o sistema mais resiliente”. Em declarações à agência Lusa, o presidente da AdSA, Luís Faisca, explicou que a obra vai permitir a separação do “efluente [industrial e urbano] de Sines” que, actualmente, “está a ser misturado numa única conduta até à ETAR” da Ribeira de Moinhos.

- PUB -

A construção de um novo emissário vai permitir que o efluente tenha “origens distintas”, adiantou o responsável. Com este investimento, indicou, a AdSA pretende “adequar o tratamento às características das cargas poluentes dos efluentes industriais e urbanos”.

Ainda de acordo com Luís Faísca, a empreitada, que terá início até ao final deste ano, permitirá “a renovação e inovação dos processos de tratamento” dos efluentes. “Em termos operacionais, a AdSA passa a garantir uma continuidade do serviço, uma vez que o sistema passa a funcionar em redundância, sendo este mais um factor de confiança para os investimentos previstos” para a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), acrescentou.

A empresa Águas de Santo André, com sede em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, é responsável pela gestão e exploração do Sistema de Santo André e assegura o abastecimento de água às populações dos concelhos de Sines e Santiago do Cacém, assim como a recolha e tratamento das águas residuais.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -