28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesPorto de Sines cresce 18,5% no movimento de contentores no terceiro trimestre

Porto de Sines cresce 18,5% no movimento de contentores no terceiro trimestre

APS destaca que ampliação do terminal de contentores e o recentemente concurso da PSA para expansão do parque vão reforçar ainda mais a capacidade

 

- PUB -

O Porto de Sines, no Litoral Alentejano, cresceu 16,9% em todos os segmentos de carga nos primeiros nove meses deste ano, face a período homólogo de 2020, com uma movimentação total de 35,9 milhões de toneladas, revelou esta semana a administração portuária.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) revela que este registo permite ao porto alentejano “consolidar a posição de líder nacional em volume de carga, responsável por mais de 50% do total movimentado no país”.

Na que respeita à carga contentorizada, o Porto de Sines “registou 1,38 milhões de TEU [contentores de 20 pés] acumulados de Janeiro a Setembro”, ou seja, “mais 18,5%” do que em igual período do ano passado, realça.

- PUB -

De acordo com a APS, o segmento de Carga Geral (onde se inclui a carga contentorizada) “representa já 46,7% do total da carga movimentada no porto, tendo evidenciado um aumento de 14,9% face ao mesmo período” de 2020, “para um total acumulado de 16,8 milhões de toneladas”.

Também o segmento de Granéis Líquidos, no qual se incluem o crude, os refinados, os produtos petroquímicos e o gás natural liquefeito, registou um crescimento de 21,1% face ao período homólogo anterior, com um movimento acumulado de 18,8 milhões de toneladas, acrescenta.

“Este segmento representa actualmente 52,5% do total da carga movimentada no Porto de Sines, tendo nas importações o petróleo bruto e o gás natural como principais influenciadores e, nas exportações, os produtos refinados”, destaca.

- PUB -

Para a infra-estrutura portuária, a obra de ampliação do Terminal de Contentores de Sines, em curso, e o recente lançamento, pela PSA Sines, do concurso para a expansão da área de parqueamento de contentores, no valor de 12,85 milhões de euros, “aumentará a capacidade operacional, reforçando a produtividade daquele terminal”.

No comunicado, a APS sublinha ainda que a entrada em funcionamento da Janela Única Logística (JUL), aplicada à carga contentorizada, no final do último trimestre, e do novo sistema de gestão interno da PSA Sines “irá aportar consideráveis benefícios aos utilizadores do porto”.

Vão permitir “uma maior integração de toda a cadeia logística e irá contribuir para uma maior eficiência e competitividade do Porto de Sines”, conclui.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -