2 Fevereiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesJanela Única Logística entra em funcionamento no Porto de Sines

Janela Única Logística entra em funcionamento no Porto de Sines

A Administração do Porto de Sines (APS) informou hoje que a Janela Única Logística (JUL) entrou na segunda-feira em produção no Porto de Sines (Setúbal), após dois anos de trabalho com os vários intervenientes do setor marítimo-portuário.

- PUB -

Em comunicado, a administração portuária avançou que a entrada em produção da JUL, ocorreu às 16:00 de segunda-feira, 19 de outubro, sendo “um importante marco na história” do porto alentejano.

O projeto, lançado pela Associação dos Portos de Portugal (APP), tem como principal objetivo “o incremento da eficiência dos portos nacionais no âmbito da “Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária” aprovada pelo Governo, refere em comunicado a administração portuária.

A entrada em funcionamento da Janela Única Logística alarga o conceito da JUP (Janela Única Portuária), a toda a cadeia logística, permitindo integrar os meios de transporte terrestres, rodovia e ferrovia, incluindo as ligações aos portos secos e plataformas logísticas, numa lógica de total intermodalidade.

- PUB -

“É uma nova etapa no processo de digitalização que permite estender tudo aquilo que fazíamos dentro da área do porto de Sines, aos portos secos, aos transportadores rodoviários e ferroviários, com o objetivo de estarmos mais perto de quem importa e exporta, numa perspetiva de otimizar o custo logístico”, disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração do Porto de Sines, José Luís Cacho.

Esta nova ferramenta, indicou o também presidente da APP, “vai trazer valor para toda a cadeia logística que opera a partir do Porto de Sines, tornando-o mais eficiente e competitivo”.

A plataforma, cuja entrada em funcionamento tem ocorrido nos vários portos nacionais gradualmente, vai começar no Porto de Setúbal, no início de novembro deste ano.

- PUB -

“Vamos estender a todos os outros portos nacionais esta experiência-piloto que tivemos em Sines, seguindo-se, no início de novembro, o porto de Setúbal, num processo que vai ficar concluído no final deste ano”, adiantou José Luís Cacho.

A Janela Única Logística permite “uniformizar procedimentos dentro dos portos portugueses na liderança dos processos de digitalização portuária, possibilitando que na mesma plataforma todas as entidades envolvidas numa escala possam intervir”.

A entrada em funcionamento da Janela Única Logística, projeto cofinanciado a fundo perdido pelo Compete 2020, em 85%, representa “um investimento de cinco milhões de euros em todos os portos nacionais”, concluiu.

Lusa

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -