25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesModernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul em...

Modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul em concurso público

Presidente da autarquia aplaude decisão e afirma que investimento “é essencial para o futuro do Porto de Sines”

 

- PUB -

Com o objectivo de “modernizar e eliminar constrangimentos na ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, cuja intercepção se faz em Ermidas-Sado”, a Infraestruturas de Portugal lançou um concurso público para a realização de uma empreitada, que tem um “preço base de 33,6 milhões de euros e um prazo de execução de 720 dias”.

A decisão, que prevê “a construção de uma nova estação técnica, o prolongamento da estação de São Bartolomeu da Serra, a substituição da superestrutura de via, a adaptação das catenárias existentes, o saneamento da plataforma, a construção de obras de arte correntes e a implementação de Retorno de Corrente de Tracção, Terras e Protecções”, foi “aplaudida pelo presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas”.

“Este investimento, inscrito no PNI – Plano Nacional de Investimentos 2030, é essencial para o futuro do Porto de Sines. Junta-se, entre outras, à obra de requalificação do ramal ferroviário do porto, em execução. Investir na modernização da ferrovia de mercadorias é investir na aproximação de Sines aos seus mercados estratégicos. A competitividade de um porto joga-se no mar, mas também em terra”, lê-se em nota de imprensa publicada pela autarquia.

- PUB -

Para Nuno Mascarenhas, “a expansão do Terminal XXI e o surgimento de eventuais interessados no concurso do Terminal Vasco da Gama elevam a exigência ao nível das acessibilidades”. “A Câmara Municipal de Sines, bem como entidades como a Administração do Porto e a aicep global Parques, têm estado em contacto permanente com o Governo e com as Infraestruturas de Portugal no sentido de serem estudadas as acessibilidades ao maior porto nacional e à sub-região do Alentejo Litoral. Também na rodovia são essenciais investimentos que qualifiquem estas acessibilidades e estamos certos de que esta fase de grande dinâmica económica que se vive em Sines e no Alentejo Litoral é uma oportunidade única para que o Governo inscreva nos seus planos infraestruturas que há muito vêm sendo adiadas”, lê-se no mesmo documento divulgado pelo município.

A empresa lançou, ainda, “um segundo procedimento, com um preço base de 6,05 milhões de euros, para a coordenação e a fiscalização da obra”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -