27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSinesCovid-19: Teatro do Mar em Sines reajusta plano de actividades devido a...

Covid-19: Teatro do Mar em Sines reajusta plano de actividades devido a datas canceladas

Com datas canceladas e a maioria suspensas, devido à crise provocada pela Covid-19, a companhia Teatro do Mar, com sede em Sines, distrito de Setúbal, reajustou o seu plano de actividades até ao final do ano.

- PUB -

“O nosso trabalho vive não só dos dinheiros do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal de Sines, como também das vendas dos nossos espetáculos e, neste momento, temos datas canceladas, suspensas e outras que já estão efetivamente empurradas para o final do verão”, avançou à agência Lusa a diretora artística do Teatro do Mar, Julieta Aurora Santos.

Com cerca de 30 a 40 espetáculos por ano, no estrangeiro, a companhia de teatro itinerante, que conseguiu manter o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes e do município de Sines, está “mais do que nunca a viver cada dia” e a “planificar de acordo com tudo o que vai acontecer” nos próximos meses.

“As datas até Junho estão praticamente canceladas, acima de 10 espetáculos o que é bastante substancial. Tínhamos uma estreia prevista para Abril ou Maio, que implicava algum investimento, e que está suspenso. Na verdade tentávamos desenhar um caminho e agora fazemos vários desenhos consoante as possibilidades”, reconheceu.

- PUB -

Com uma “estrutura humana” composta por nove funcionários fixos “em teletrabalho”, na “investigação, planeamento e design”, a encenadora, que está solidária com as companhias de teatro “que não foram abrangidas pelos apoios do Ministério”, fala “num panorama de grande instabilidade” para o setor.

“Para manter os postos de trabalho tivemos de fazer reajustes nos vencimentos. Não podemos ter tudo e todos têm a consciência de que vão ganhar uma parte do que recebiam mantendo-se em atividade e há muita coisa para pensar”, acrescentou.

Além da actividade regular, a companhia de teatro de rua, com sede em Sines, no litoral alentejano, é responsável pela produção de uma mostra de artes de rua, em Setembro, que se mantém no calendário, embora “num formato mais pequeno”.

- PUB -

“Estamos a trabalhar para a Mostra de Artes de Rua [M.A.R.], tendo plena consciência que, a acontecer, será um milagre e obviamente que numa versão mais pequena porque os meios são infinitamente menores”, reconheceu.

Com o início da pandemia de Covid-19, o Teatro do Mar, que completou 34 anos de existência, em março, enfrenta uma nova realidade que “atingiu em força o setor da cultura” e resiste para já em aderir “ao teatro online”.

“Penso que o setor cultural e artístico foi o primeiro e provavelmente será o último a retomar a atividade em pleno, porque o teatro nunca existirá sem o público e sem ele pouco podemos fazer a não ser planear. O teatro vive da proximidade e da troca das energias e sem a experiência das artes performativas vamos acabar todos a fazer vídeos”, questionou.

A encenadora, que olha para o futuro “como uma bruma”, admite que para uma companhia de teatro de rua “não ter a proximidade é corromper completamente com um dos principais objetivos do nosso trabalho”.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -