26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSines'Corrida aos Patos' em Porto Covo gera discórdia

‘Corrida aos Patos’ em Porto Covo gera discórdia

Evento está agendado para as 15h00 desta quarta-feira. Associação Animal fala de iniciativa “cruel”. Presidente da Junta de Freguesia, Cláudio Rosa, responde e acusa a Animal de “bullying psicológico”.

- PUB -

A associação Animal exigiu, esta terça-feira, o cancelamento da “Corrida aos Patos” prevista para amanhã em Porto Covo, concelho de Sines, mas a organização nega qualquer acto de violência e pretende manter o evento.

Em comunicado, referindo ter relatos de pessoas conhecedoras desta tradição – que se repete todos os anos por altura das Festas de Porto Covo, em honra da padroeira da aldeia -, a associação frisou que se trata de “um evento cruel e absolutamente desnecessário”.

“Largam-se patos na baía, cortam-lhes parte das penas das asas para ser mais difícil a movimentação e as pessoas andam a nadar atrás deles”, disse.

- PUB -

A Animal manifestou-se também empenhada em “impedir a realização da ‘Corrida aos Patos’”, tal como “já aconteceu com tantos outros eventos em que o mote é o abuso dos animais”. Para tal, a associação apelou ao envio de e-mails com o intuito de cancelar a iniciativa: “Iniciámos há três dias um apelo aos nossos apoiantes para um envio massivo de e-mails para o presidente da Câmara de Sines e para o presidente da Junta de Freguesia de Porto Covo”.

“Embora tenham seguido já centenas de mails, a verdade é que ainda não recebemos resposta”, adiantou a associação de defesa dos animais.

A presidente da Animal, Rita Silva, reiterou ontem ainda, em declarações à agência Lusa, que “a atitude correcta é parar” com o evento, agendado para as 15h00 de amanhã, na baía de Porto Covo.

- PUB -

“Há uns meses impedimos duas apanhas do porco e vamos sempre apelar para que as pessoas escrevam às entidades responsáveis com a intenção de que estas substituam esta parte da diversão por uma coisa que não seja cruel”, afirmou, considerando “estranha e desrespeitosa” a falta de respostas da organização.

A dirigente argumentou também que, “em 2018, a tradição não pode ser justificação para tudo e não faz sentido andar a correr atrás do animal”. “Neste caso, as pessoas podem levá-lo para casa e não deve ser para fazer festas”, acrescentou.

Presidente da Junta critica actuação da associação

Contactado pela Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Porto Covo, Cláudio Rosa, acusou a Animal de “bullying psicológico” e de agir de forma incorrecta.

“Antes de fazerem queixas vinham ver se a organização põe em causa a integridade física dos animais e, depois, podiam agir judicialmente ou fazer o que entendessem”, afirmou o autarca, que remeteu para hoje mais declarações sobre o assunto, durante a largada dos patos.

Por sua vez, Andreia Lobato Ferreira, tesoureira da Junta de Freguesia, confirmou a recepção dos e-mails e afirmou que a organização não vai cancelar o evento.

“A ‘Corrida aos Patos’ não vai ser cancelada, até porque não é verdade o que dizem. Não cortamos as asas e as patas aos animais” e a prova disso é que “alguns voam e já não voltam”, disse a responsável, que negou existir qualquer tipo de violência contra os patos. Os animais, frisou, “são lançados à água, num barco de apoio e depois as pessoas nadam até junto deles para os apanhar”.

“O pato fica com a pessoa que o apanha, sem violência, e até há pessoas que ficam com o pato como animal de estimação”, explicou.

Além da “Corrida aos Patos”, as festas desta aldeia turística do concelho de Sines, que terminam nesta quinta-feira, incluem iniciativas como uma procissão das velas, um concerto com João Pedro Pais e fogo-de-artifício.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -