5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalSinesFMM está de regresso a Sines depois de três dias de...

FMM está de regresso a Sines depois de três dias de “descoberta” em Porto Covo

Concertos começaram esta noite, com dose reforçada, e até domingo há ainda 39 projectos para ver e ouvir

- PUB -

Porto Covo despediu-se na madrugada de segunda-feira do Festival Músicas do Mundo, depois de três dias de “descoberta”, com doze projectos musicais a subir ao palco, que “se muda” durante toda esta semana para Sines, com intensificação de concertos nas noites de segunda e terça-feira.
Fins de tarde com sol, embora com algum vento, “música agradável” e “diversificada” fizeram “muita gente feliz”, durante os três dias de Festival Músicas do Mundo (FMM) na aldeia turística de Porto Covo, no concelho de Sines, disse à agência Lusa o programador do festival, Carlos Seixas, satisfeito com o fim-de-semana de concertos.
Além do “ambiente”, com um público “conhecedor” e “com vontade de conhecer”, Carlos Seixas destacou os projectos “interessantíssimos” que subiram ao palco de Porto Covo e que contribuíram para o sucesso dos primeiros três dias.
“Foram dias felizes na música que passou aqui, coisas interessantíssimas como Mohammad Reza Mortavazi (Irão), Leyla McCalla (EUA), Waldemar Bastos (Angola), João Afonso & Costa Neto (Moçambique/Portugal), Nessi Gomes (Reino Unido) e Bareto (Perú)”, exemplificou, com dificuldade em destacar alguns dos doze projectos que pisaram o palco alentejano.
Enquanto Carlos Seixas falava à agência Lusa, ainda durante o último concerto da noite, The Barberettesque começou depois das 00h00, o público dançava divertido ao som da banda sul-coreana, que se inspira nas décadas da música pop americana dos anos 50 e 60 do século passado.
Antes, tinha já passado pelo palco do FMM a lusodescendente Nessi Gomes, com um espectáculo emocionado com que se estreou em Portugal e em que apresentou o seu primeiro album, “Diamonds and Demons”, lançado no final de 2016.
A Orquestra Latinidade, um projecto lisboeta, que junta músicos portugueses, espanhóis, brasileiros, argentinos e italianos, e o Basel Rajoub Trio (Síria/Itália/Áustria) subiram também ao palco na última noite do festival em Porto Covo.
O FMM arrancou esta noite em Sines, com cinco concertos, o que representa um maior número de espectáculos, em relação a edições anteriores, nos primeiros dias de volta à cidade de Vasco da Gama.
“Há uma intensificação de concertos nestes dois dias que seriam geralmente uma pequena quebra”, destacou Carlos Seixas, que justifica a opção de acrescentar mais espectáculos com o facto de haver “cada vez mais pessoas que estão todos os dias no festival”, além de também possibilitar que o “público se possa distribuir mais” e tenha “mais opções de escolha”.
Os concertos desta noite foram Cantos de Cego da Galiza e Portugal (Espanha/Portugal), Mike Love (EUA), Makely Ka (Brasil) e Coladera (Brasil/ Portugal/Cabo Verde).
Até domingo há ainda 39 projectos musicais para ver nos vários palcos da cidade, entre o Pátio das Artes, o Centro de Artes de Sines, o Largo Poeta Bocage, a avenida Vasco da Gama e o Castelo.
Paralelamente ao programa de concertos, há actividades previstas no programa, para pequenos e graúdos, com ateliês com músicos, exposições, conversas com escritores e feira do disco, do livro e de artesanato.

- PUB -
- PUB -
[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -