Pedro Sousa refere que “a pandemia veio afectar bastante esta actividade”
A empresa À Vela Passeios surgiu de uma paixão pela arte de velejar e pelo estuário do Sado. Em 2011, em plena crise económica, Pedro Sousa, mais conhecido por Pierre, ficou desempregado e como possuía um veleiro, decidiu arregaçar as mangas e fez-se à aventura. Decidiu começar a fazer passeios no rio Sado e, apesar dos muitos sacrifícios no início da actividade, Pedro Sousa afirma que “valeu a pena porque com isso partilhei a minha experiência, oferecendo aos clientes a beleza que o nosso estuário, serra e praias têm”.
Dez anos depois a À Vela Passeios tem uma variedade de experiências para oferecer aos clientes, na sua maioria portugueses.Apesar de funcionar todo o ano, é entre Maio e Setembro, que o trabalho é mais intenso. Baptismo de vela, despedidas de solteiro, festas de aniversário, assistir ao pôr-do–sol, almoços ou jantares a bordo, eventos para empresas e visitas aos golfinhos são algumas das actividades propostas pela empresa de animação turística que destaca os passeios privados, no mínimo com duas pessoas e máximo de dezoito, o que faz com que os clientes aproveitem ao máximo a privacidade e desfrutem do prazer que o azul do rio e o verde da Serra da Arrábida proporcionam.
Actualmente, a À Vela Passeios, tem o selo Clean & Safe, criado pelo Turismo de Portugal, com o objectivo de reforçar a confiança dos clientes para que mesmo com a situação actual da COVID-19, se sintam seguros nestes passeios de lazer.
“A pandemia veio afectar bastante esta actividade” faz questão de frisar Pedro Sousa que, no entanto, pretende dar continuidade ao projecto e a velejar e oferecer sempre esse prazer numa maré de bons ventos.
O valor dos passeios varia consoante o tempo, o número de pessoas e o tipo de programa.