Médicos e enfermeiros da linha da frente são vacinados entre as 9 e as 19 horas
A vacina contra a Covid-19 começa a ser administrada em Setúbal esta terça-feira, no Hospital de São Bernardo, confirmou fonte hospitalar a O SETUBALENSE. A vacinação de profissionais de saúde também arranca neste mesmo dia no Hospital Garcia de Orta, em Almada.
No São Bernardo, a partir das 9 horas começam a ser administradas as vacinas aos profissionais de saúde do hospital do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), designadamente a médicos e enfermeiros da Unidade de Cuidados Intensivos, Medicina Interna, Infecciologia, Pneumologia e dos laboratórios que trabalham com o vírus.
A vacinação terá lugar em seis gabinetes no Hospital de Dia de Infecciologia – nos pré-fabricados instalados na zona do antigo heliporto – e à média de seis vacinas por gabinete por hora. Seguindo este ritmo, serão aplicadas 36 vacinas por hora, das 9 até às 19 horas desta terça-feira.
Já no Garcia de Orta, a vacinação vai ser feita “durante três dias”, a partir de hoje e até 31 de Dezembro, anunciou o Gabinete de Comunicação daquela unidade hospitalar, que aponta a previsão de vacinar “pelo menos 500 profissionais das diferentes carreiras” . A prioridade “será administrar a vacina aos que estão na prestação directa de cuidados a doentes positivos para a infecção por SARS-CoV-2”.
Ainda de acordo com a mesma nota do Gabinete de Comunicação do Hospital Garcia de Orta, vão ser “vacinados os profissionais que reúnam os critérios definidos no Plano de Vacinação para a Covid-19 e os que declararam pretender vacinar-se, na sequência de um processo de auscultação interna que a instituição tem vindo a promover”.
A pandemia de Covid-19 provocou, em Portugal, 6.677 mortos dos 396.666 casos de infecção confirmados, segundo o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.