Depois do sucesso “Canções da Nossa Memória”, a UNISETI volta a subir ao maior palco de espectáculos da cidade na terça-feira com a nova produção “Vamos ao Teatro!”
A Universidade Sénior de Setúbal estreia a sua nova produção “Vamos ao Teatro!” na próxima terça-feira, dia 14, pelas 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi. O espectáculo da instituição setubalense, que está a comemorar o seu XV aniversário, reúne momentos de teatro, música e poesia na maior sala de espectáculos da cidade, já com lotação esgotada.
“A Universidade Sénior de Setúbal tem como objectivo principal, para além do ensino e do conhecimento, a criação de uma dinâmica de proximidade entre os seus alunos, de exercício de novos projectos, em que haja cada vez mais união, conhecimento uns dos outros e laços”, começa por dizer Américo Jesus Pereira, professor da UNISETI e impulsionador deste projecto, a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO. “Achamos que esta componente é importante, para além da doação do conhecimento e, por isso, como verificámos que o projecto anterior conseguiu esse objectivo de aproximação das pessoas que fazem o projecto mas também das que foram assistir e com ele se identificaram, avançámos com novo projecto dentro dos mesmos moldes”, continua.
Esta produção é mais uma vez realizada na totalidade por elementos da Universidade Sénior de Setúbal, com a equipa multidisciplinar da comunidade educativa a subir ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi na próxima terça-feira à noite: “já temos o feedback de que a sala vai estar cheia”, o que, para Américo e para toda a equipa, “é gratificante”. Para além dos apoios da autarquia e do fórum municipal, a UNISETI contou com a ajuda de companhias de teatro e de outras entidades culturais da cidade – Teatro Estúdio Fontenova, Teatro Animação de Setúbal, Sociedade Musical Capricho Setubalense, Rancho Folclórico das Praias do Sado, Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz, Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, do Independente, e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
O responsável pelo projecto refere ainda que “a UNISETI empenha-se muito neste tipo de actividade”, acrescentando que já pensam em nova data para apresentação do espectáculo a partir do começo do novo ano lectivo e desejam que este tipo de projectos “tenha o máximo de dignidade e resulte como uma imagem de marca bastante forte da instituição setubalense”.
Espectáculo homenageia Calafate
“Este é um projecto que se identifica muito com a faixa etária da nossa universidade, que lembra canções e toda uma atmosfera de anos passados. Os moldes são muito semelhantes ao que se fez anteriormente, com canções que ficaram na nossa memória, mas com a novidade de que este projecto tem blocos teatrais em maior número”, conta o membro da UNISETI, acrescentando que será feita a devida homenagem ao poeta Calafate pelo bicentenário do seu nascimento. “Achámos que seria interessante incluir também neste nosso projecto a obra de António Maria Eusébio. Assim, vão existir dois momentos teatralizados onde os versos dele estarão presentes. Versos jocosos mas também de crítica social e local”, revela. Face aos espectáculos anteriores, a equipa “é sensivelmente a mesma”, com a inclusão de mais três elementos “que entretanto aderiram e vêm enriquecer o projecto”.