26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
“Um Raio de Sal” põe em questão religião e guerra na vida quotidiana

“Um Raio de Sal” põe em questão religião e guerra na vida quotidiana

“Um Raio de Sal” põe em questão religião e guerra na vida quotidiana

Esculturas e gravuras prometem fazer pensar visitantes do MAEDS

 

“A interacção entre a escultura e o espaço público é uma grande responsabilidade para os artistas e tive a oportunidade de fazer isso em Setúbal. Esta exposição vem no seguimento dessa ligação”.

- PUB -

As palavras são do artista Jorge Pé-curto que inaugurou, no passado sábado no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), uma exposição de esculturas que fazem os visitantes pensar sobre temas como a guerra, a religião e outros assuntos da vida quotidiana das sociedades.

“Um Raio de Sal” conta com a mostra de esculturas feitas em pasta de papel e outras gravuras que, até 27 de Janeiro, vão estar disponíveis para visita. As obras de arte são da autoria do escultor responsável pela estátua em homenagem ao actor Manuel Bola que está levantada na Avenida Luísa Todi e da estatueta de Mariana Torres, erguida na Fonte Nova. O artista natural de Moura, em Beja, diz assim ter “uma ligação especial a Setúbal”.

Jorge Pé-curto sublinha ainda que não consegue ficar indiferente ao acontecimentos que se vão desenrolando pelo mundo fora, cenário que motivou o processo artístico da exposição.

- PUB -

“Sinto isto como uma responsabilidade. Não consigo ficar a alheio a determinadas questões sociais e o meu trabalho, muitas vezes, reflecte essas preocupações”, referiu o artista durante a inauguração.

Presentes na abertura da mostra estiveram Luís Matos, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, e, André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, este último que referiu que as peças apresentadas têm um grande impacto ao nível da representação social.

“É a representação através da arte de diversas manifestações sociais observadas pelo artista. Temos o orgulho de ter no espaço público em Setúbal algumas peças da autoria de Jorge Pé-Curto que também são formas de representação social que todos identificam e reconhecem”.

- PUB -

Até ao final de Janeiro a mostra “Um Raio de Sal” pode ser visitada individualmente no MAEDS ou através da modalidade de visita guiada. Estas realizam-se, gratuitamente, de terça-feira a sábado no período da manhã, entre as 09h00 e as 12h30, e no período da tarde, entre as 14h00 e as 17h30.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -