Acção decorre hoje na Placa Central da Avenida Luísa Todi. Dia 23 transita para Brejos de Azeitão
Durante o mês de Maio estão a decorrer rastreios ao coração, em vários pontos da cidade, no âmbito de mais uma edição da iniciativa “7 Dias do Coração”. Levada a cabo pela Unidade Local de Saúde da Arrábida, nomeadamente do Serviço de Cardiologia, está hoje uma equipa na Placa Central da Avenida Luísa Todi com “acções de educação para a saúde, rastreio de factores de risco cardiovascular e de fibrilhação auricular e avaliação do risco de diabetes e do risco cardiovascular a 10 anos”.
Numa campanha que começou esta quarta-feira, e que termina às 16 horas de hoje, o local recebeu a visita de Luís Pombo, director executivo da ULSA, Quitéria Rato, coordenadora do projecto e médica cardiologista do Hospital de São Bernardo. A acompanhá-los esteve também o vereador da Saúde, Pedro Pina, que falou na importância deste tipo de iniciativas.
“Esta aproximação dos cuidados de saúde à comunidade é muito importante. O projecto tem vindo a consolidar-se, ano após ano, e tem sempre uma grande adesão, pois é um em que os cidadãos sentem que os cuidados de saúde vão ao encontro das suas preocupações”.
Para o resto do mês estão programadas actividades como uma caminhada, dia 18 – para a qual estão abertas as inscrições pelo e-mail gabinete.saude@mun-setubal.pt ou pelo contacto telefónico 936616738 –, e ainda, rastreiros em Azeitão, que decorrem a 23 de Maio, das 9h30 às 16 horas, no Parque do Morango, em Brejos de Azeitão.
Inserido no programa municipal “Maio, Mês do Coração” o evento “7 Dias do Coração” mereceu elogios por parte do autarca.
“Quer os cidadãos, quer o hospital ficam dotados de uma informação que contribui para uma avaliação global da saúde. Estes indicadores são também importantes para a Câmara Municipal promover a articulação com alguns dos nossos projectos de promoção da actividade física, como o Desportivamente em (Re)Forma”, lê-se em nota de Imprensa do município setubalense.