Tuna Sadina prepara festival para comemorar 23 anos de história

Tuna Sadina prepara festival para comemorar 23 anos de história

Tuna Sadina prepara festival para comemorar 23 anos de história

Evento volta a dar música à cidade depois de interregno pandémico. São esperados grupos femininos de todo o país

 

Vozes femininas vão animar o Fórum Luísa Todi, em Setúbal, já no próximo domingo. Está de volta o Acordes – XIX Festival de Tunas Femininas da Escola Superior de Educação (ESE) de Setúbal.

- PUB -

Para a Tuna Sadina, tuna feminina da ESE do Instituto Politécnico de Setúbal e organizadora da iniciativa, o momento que decorre pelas 21h00 de domingo, marca o aniversário da fundação do grupo musical.

“Nós costumamos dizer que é o menino dos nossos olhos. Fomos fundadas a 15 de Março de 2000, mas em 2001 iniciámos o Acordes, sempre para marcar o nosso aniversário, quase como uma forma de celebrar a nossa fundação e também para marcar o mês da Juventude [em Março]”, refere Iolanda Carvalho, magíster e integrante da tuna organizadora.

O projecto que já tem mais de 20 anos de história, mas que esteve interrompido por causa da pandemia, volta agora ao palco sadino para celebrar a música e continuar o legado da geração fundadora do grupo.

- PUB -

“Acaba por ser a celebração de quem um dia teve como sonho este projecto, é o continuar das gerações e de todos os elementos que integraram este projecto, quer a nível académico quer a nível musical”, explica a magíster.

A edição de 2023 do evento dedicado ao universo académico feminino conta com a participação especial do artista Buba Espinho, músico e compositor natural de Beja. Convidadas estão também a Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro, a Tuna Feminina de Tecnologia da Saúde do Porto, a Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora e a Tuna Feminina da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Para o grupo, o festival que junta pessoas, tunas e música de todo o País, é “símbolo de trabalho, símbolo de esforço, também de conquista”, tal como relata Iolanda Carvalho.

- PUB -

A magíster que se mostra animada e expectante com o evento de domingo explicou que para o bom funcionamento e logística de todo o festival é necessário “delinear tudo com um ano de antecedência”. O mesmo acontece com os ensaios, que têm decorrido com mais frequência para que no dia do festival as vozes não saiam do tom.

“Os ensaios têm sido desafiantes e muito intensos, nas últimas semanas temos feito mais ensaios e com mais tempo, desde as 19h00 às 23h00, porque tentamos aproveitar o máximo tempo que temos em conjunto para conseguirmos fazer algo novo”.

Os bilhetes do Acordes 2023 podem ser adquiridos na Bilheteira Online (BOL) ou no Fórum Luísa Todi. O preço para o público geral são 4 euros, e os estudantes pagam apenas 3 euros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -