Empresa integra a lista mundial das mais sustentáveis rumo à eliminação das emissões de dióxido de carbono
A The Navigator Company foi distinguida mundialmente com classificação “A” nas metas de sustentabilidade ambiental e neutralidade carbónica, que vai conseguir antecipar 15 anos antes do previsto, passando de 2050 para 2035. Esta classificação coloca a empresa na lista das 300 líderes mundiais do combate às alterações climáticas.
A classificação, conhecida como Carbon Disclosure Project e actualmente designada com a sigla CDP, é atribuída a partir de um inquérito realizado à escala mundial no qual são avaliadas “as acções desenvolvidas pelas empresas no âmbito das alterações climáticas”, explica a Navigator. Nos resultados de 2020, a antecipação de metas de neutralidade carbónica foi alcançada apenas por “3% das empresas avaliadas em todo o mundo”.
Tendo em conta os dados de 2019 divulgados pelo CDP esta é a segunda vez que a Navigator é distinguida pela sua actuação na redução de emissões de CO2 (dióxido de carbono), diminuição dos riscos climáticos e desenvolvimento de uma economia de baixo impacto de carbono.
A nível nacional a Navigator representa cerca de 1% das emissões de CO2, “sendo o maior exportador nacional em valor acrescentado”. Mas, apesar deste desempenho, a empresa já se comprometeu a reduzir em 15 anos, “de 2050 para 2035”, as metas de neutralidade carbónica, “sendo a primeira a nível nacional e uma das primeiras a nível mundial a fazê-lo”, explica a administração da Navigator.
Todos os anos, milhares de empresas divulgam ao CDP dados sobre o seu impacto ambiental, riscos e oportunidades, com o objectivo de serem avaliadas de forma independente.
De acordo com os resultados as empresas recebem pontuações de “A” a “D” pela eficiência com que actuam face às alterações climáticas.
As empresas que não divulgam ou fornecem informações insuficientes são classificadas com a pontuação “F”.
Em 2020, o CDP considerou válidas candidaturas de mais de 5800 empresas. Mas, destas, apenas 300 obtiveram a classificação máxima: “A”.