Foi realizada no sábado uma campanha de vacinação e esta quarta-feira será realizada nova campanha. Desconhece-se o número de pessoas vacinadas
As autoridades de saúde pública detectaram, em Setúbal, um surto de hepatite A, vírus altamente contagioso que provoca uma infecção aguda do fígado. Já está em marcha uma campanha de vacinação junto de jovens de várias escolas que tiveram contacto com infectados, na maioria jovens.
De acordo com a Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA), “a maioria dos casos são adolescentes com uma média de idade de 12 anos, sem histórico de vacinação prévia. Até ao momento, foi identificado um caso mais grave que permanece internado”. Ao que foi possível apurar, trata-se de uma jovem que foi transferida do Hospital de Setúbal para o Hospital de Santa Maria, onde esteve internada na Unidade de Cuidados Intensivos. Hoje encontra-se estável e no Serviço de Enfermaria.
Os casos de infecção pertencem à mesma comunidade residente com poucas condições de higiene, o que permite a disseminação deste tipo de vírus cujo modo de transmissão é por via fecal-oral. O surto teve origem de casos importados do Algarve, onde entre Agosto e Novembro do ano passado foram detectados cerca de 25 casos de infecção
De acordo com a ULS Arrábida, que não presta informações sobre a origem do surto, “até à data, não foi estabelecida associação com o eventual consumo de alimentos específicos ou água contaminada”. O vírus da Hepatite A provoca a inflamação e infecção aguda do fígado e não tem tratamento. Os sintomas são febre alta, náuseas, vómitos, urina escura, icterícia e fezes esbranquiçadas.
Perante os casos de infectados com Hepatite A, as autoridades de saúde partiram para o campo e procuraram colegas de escola com quem as crianças infectadas tivessem tido contacto para serem vacinados preventivamente. De acordo com a ULSA, “para conter a transmissão da doença, a autoridade de saúde, em estreita articulação com a ULSA, iniciou uma campanha de vacinação no âmbito de pós-exposição para crianças elegíveis em contexto escolar, nas instalações da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de São Sebastião”.
Foi realizada no sábado uma campanha de vacinação e esta quarta-feira será realizada nova campanha. Desconhece-se ainda assim, o número de pessoas vacinadas.
A Câmara Municipal de Setúbal informa que está a acompanhar a situação em estreita colaboração com as autoridades de saúde. A par da vacinação preventiva, “estão a ser divulgadas medidas de prevenção à comunidade educativa envolvida e organizadas sessões de esclarecimento, destinadas a encarregados de educação, para esclarecer as dúvidas existente”, avança a ULSA.
As autoridades alertam para os cuidados reforças com a higiene para evitar contágio. Lavar bem as mãos, a zona genital e perianal. A vacinação para a Hepatite A encontra-se fora do Plano Nacional de Vacinação. Pode ser ainda assim comprada.