Incentivar os munícipes a fazer a separação seletiva e contribuir para a literacia ambiental são dois principais objetivos
Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) estão por estes dias no Centro Comercial Alegro Setúbal para promover a ação de sensibilização ambiental “Vamos separar os biorresíduos!” para ensinar a população a fazer uma melhor separação dos resíduos.
Escolhido estrategicamente por ser um local onde, em média passam cerca de 20 mil pessoas por dia, os serviços pretendem “lembrar aos cidadãos a importância de aderir a esta separação seletiva e contribuir para a literacia ambiental no concelho, no que respeita ao que são biorresíduos e como devem ser separados corretamente”, explicam em nota de Imprensa enviada ao nosso jornal.
Garantir a recolha seletiva dos biorresíduos e o seu correto encaminhamento para tratamento na Amarsul é outro dos principais objetivos de uma campanha que se traduz como sendo um curso com meios interativos e jogos com “momentos de aprendizagem lúdicos” para incentivar a não só a participação de jovens como também de adultos. Nas atividades contam-se ainda a entrega de brindes e um sorteio de prémios.
A ação decorre no âmbito do alargamento do projeto Setúbal Com.posto Tem + Valor.
No ano passado os SMS recolheram seletivamente 4633 toneladas de biorresíduos “um
quantitativo que se pretende aumentar progressivamente”, referem. Desde que a recolha foi implementada, explicam, foram encaminhadas para tratamento mais de 12 mil toneladas de biorresíduos.
“Os resíduos verdes e os resíduos alimentares (biorresíduos) recolhidos desta forma são transformados em composto, usado para o enriquecimento dos solos, evitando a sua deposição em aterro e consequente produção de dióxido de carbono”, adiantam ainda.
A ação no centro comercial deverá prolongar-se até ao fim do mês de outubro, data em que os serviços municipalizados esperam expandir a rede de abrangência dos sistemas de recolha de biorresíduos – que, aos dias de hoje, estão na ordem dos 30%.
Segundo dados recolhidos junto dos serviços municipalizados a ação, que começou na passada terça-feira, registou até agora cerca de 50 participantes diários, mas o fim de semana deverá ser a altura em que mais pessoas vão aderir.