Projeto da empresa incluiu 500 kits gratuitos e tem como objetivo aumentar reciclagem de biorresíduos no concelho
Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) estão a lançar um projeto de compostagem doméstica no município, que inclui a distribuição gratuita de 500 compostores. As inscrições para esta primeira fase da iniciativa abriram esta segunda-feira, dia 27 de outubro, através do site dos SMS.
Os munícipes que aderirem ao projeto, financiado pelo Fundo Ambiental, receberão no próximo mês de novembro um kit de compostagem, constituído por um pequeno contentor castanho, um compostor e um guia de compostagem, explicam os SMS num comunicado enviado à redação d’O SETUBALENSE. De acordo com os serviços, antes de receber o kit, será necessário que o munícipe participe numa sessão de esclarecimento sobre compostagem doméstica, organizada pelos SMS.
Para ser elegível, cada participante deve ter mais de 18 anos, residir no concelho de Setúbal e dispor de um espaço exterior de pelo menos 2 m², seja jardim, logradouro ou quintal, de modo a garantir condições adequadas para o processo de compostagem.
Os SMS esclarecem também que este projeto abrange todo o município, numa lógica de “complementaridade com a recolha seletiva de biorresíduos”, que foi introduzida em Setúbal em 2021, através das modalidades porta-a-porta e coletiva por proximidade. Segundo este comunicado, a recolha seletiva e a compostagem doméstica têm como objetivo “aumentar os quantitativos de biorresíduos separados na origem”, em linha com a legislação nacional e europeia. A partir de 2027, apenas os biorresíduos recolhidos seletivamente ou tratados na origem, como na compostagem doméstica, serão contabilizados para as metas nacionais de reciclagem. Atualmente, apenas uma pequena parte dos resíduos orgânicos é separada nas unidades de Tratamento Mecânico Biológico (TMB).
É ainda explicado pelos SMS que a compostagem doméstica é um processo natural de decomposição biológica de resíduos orgânicos, como restos de comida e resíduos de jardim, que resulta em adubo natural de grande qualidade. Além de “enriquecer os solos”, os cidadãos que participam no projeto “contribuem ativamente” para a “sustentabilidade ambiental, a economia circular e a valorização dos biorresíduos”, que atualmente representam “cerca de metade do lixo doméstico”, esclarecem os SMS.