SMS alargam recolha seletiva a mais seis mil munícipes

SMS alargam recolha seletiva a mais seis mil munícipes

SMS alargam recolha seletiva a mais seis mil munícipes

Simultaneamente os técnicos dos serviços municipalizados têm realizado ações de sensibilização, na casa dos utentes

Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) continuam a prolongar o projeto “Setúbal Com.posto” e, desta vez, procederam à instalação de 18 novos contentores enterrados o que permite alargar a recolha seletiva a mais seis mil munícipes.

- PUB -

Num investimento de cerca de 67 mil euros para a aquisição e instalação dos contentores coletivos de proximidade, e com o apoio do Fundo Ambiental, este serviço passa a estar disponível também na Rua Olavo Bilac, Rua de Malaca, Praceta Quinta do Freixo, Rua de Damão, Rua do Mormugão, Rua Amílcar Cabral, Praceta Fernando Alcobia, Av. Independência das Colónias, Rua da Escola Técnica e Av. Alexandre Herculano.

Estes vão servir para que os munícipes depositem resíduos biodegradáveis alimentares e verdes.

“Completamente gratuito para os munícipes, este novo serviço vai permitir o correto encaminhamento dos biorresíduos para tratamento, evitando que estes sejam depositados em aterro. Recorde-se que a recolha seletiva destes resíduos é obrigatória no País desde o final de 2023”, explicam os SMS em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.

- PUB -

Simultaneamente os técnicos dos serviços municipalizados têm realizado ações de sensibilização porta a porta com o objetivo de “explicar as vantagens da separação seletiva de biorresíduos, o que deve ser colocado nos contentores e como funciona o cartão eletrónico que regista os utilizadores e dá acesso aos contentores na via pública”. A iniciativa, que se vai realizar até ao final do mês de dezembro, tem sido realizada da parte da tarde, mais concretamente entre as 14 e as 20 horas.

No final das ações acredita-se que os munícipes ajudem a fazer com que os biorresíduos venham a ser corretamente encaminhados, para que estes não venham a ser depositados em aterro.

Desde 2021 que o programa “Setúbal Com.posto” tem vindo a ser desenvolvido em duas diferentes modalidades, recolha seletiva por proximidade em zonas urbanas e porta-a-porta em zonas com menor densidade populacional. No final do ano passado, revelam, “atingiu-se o total de 22 142 aderentes em ambas as modalidades e foram recolhidas 4 635 toneladas de resíduos orgânicos”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não