26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Setubalense preparou em Almada equipa que vai defender Portugal nos ‘jogos olímpicos’

Setubalense preparou em Almada equipa que vai defender Portugal nos ‘jogos olímpicos’

Setubalense preparou em Almada equipa que vai defender Portugal nos ‘jogos olímpicos’

Ivo Patronilho treina os três cavaleiros lusos que vão competir nos “World Games Special Olympics”, na Alemanha

 

É na Academia Equestre S. Paulo em Almada (junto ao Cristo Rei), que o setubalense Ivo Patronilho prepara os cavalos. Inaugurou-a o ano passado e será “dali” que rumará a Berlim, Alemanha, onde, a partir deste sábado e até ao próximo dia 25, irão decorrer os “jogos olímpicos” para atletas portadores de incapacidade intelectual (‘World Games Special Olympics’). Patronilho é o treinador da única equipa que, na modalidade de equitação, irá representar Portugal no evento.

- PUB -

A competição equestre em solo germânico vai contar com “124 cavaleiros e 62 treinadores” em representação de “42 delegações de todo o Mundo”, revela o secretariado da Academia Equestre de Almada, em comunicado. Patronilho será um dos treinadores presentes. Orientará a formação lusa, composta por três cavaleiros, apurados em três diferentes níveis: “Hugo Almeida da Associação Equiterapêutica do Porto e Matosinhos, nível A; Cristina Silva da Associação de Equitação Adaptada do Barlavento (Lagos), nível CI; e Ana Isabel Marques da Academia Equestre João Cardiga (Oeiras), nível BI.”

Sobre as expectativas com que parte para a Alemanha, Ivo Patronilho garante apenas que o trio português está preparado. O setubalense prefere, para já, jogar pelo seguro. “Cada um tem as suas limitações, mas estou convicto que vão fazer o seu melhor. Os factores são muitos neste tipo de competição. O cavalo é da organização e não aquele que eles montam habitualmente (é uma regra destas provas), mas esse factor foi trabalhado. Acredito nos três e na capacidade de superação, tal como no trabalho desenvolvido”, diz o treinador setubalense, citado no mesmo comunicado.

Patronilho, que iniciou o percurso técnico há cerca de 12 anos mas que também compete em equitação de trabalho e ‘dressage’, apresenta no currículo algumas conquistas de peso. Há quatro anos, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), conduziu a equitação portuguesa, nos “Special Olympics”, a vários pódios: medalhas de ouro, de prata e bronze. Quatro anos antes havia integrado a equipa de preparação para os “World Games Los Angeles” e o cavaleiro que treinou conquistou então o ouro.

- PUB -

Os “World Games Special Olympics” é uma competição reconhecida e apoiada pelo Comité Olímpico Internacional e pela Federação Equestre Internacional.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -