Ivo Patronilho treina os três cavaleiros lusos que vão competir nos “World Games Special Olympics”, na Alemanha
É na Academia Equestre S. Paulo em Almada (junto ao Cristo Rei), que o setubalense Ivo Patronilho prepara os cavalos. Inaugurou-a o ano passado e será “dali” que rumará a Berlim, Alemanha, onde, a partir deste sábado e até ao próximo dia 25, irão decorrer os “jogos olímpicos” para atletas portadores de incapacidade intelectual (‘World Games Special Olympics’). Patronilho é o treinador da única equipa que, na modalidade de equitação, irá representar Portugal no evento.
A competição equestre em solo germânico vai contar com “124 cavaleiros e 62 treinadores” em representação de “42 delegações de todo o Mundo”, revela o secretariado da Academia Equestre de Almada, em comunicado. Patronilho será um dos treinadores presentes. Orientará a formação lusa, composta por três cavaleiros, apurados em três diferentes níveis: “Hugo Almeida da Associação Equiterapêutica do Porto e Matosinhos, nível A; Cristina Silva da Associação de Equitação Adaptada do Barlavento (Lagos), nível CI; e Ana Isabel Marques da Academia Equestre João Cardiga (Oeiras), nível BI.”
Sobre as expectativas com que parte para a Alemanha, Ivo Patronilho garante apenas que o trio português está preparado. O setubalense prefere, para já, jogar pelo seguro. “Cada um tem as suas limitações, mas estou convicto que vão fazer o seu melhor. Os factores são muitos neste tipo de competição. O cavalo é da organização e não aquele que eles montam habitualmente (é uma regra destas provas), mas esse factor foi trabalhado. Acredito nos três e na capacidade de superação, tal como no trabalho desenvolvido”, diz o treinador setubalense, citado no mesmo comunicado.
Patronilho, que iniciou o percurso técnico há cerca de 12 anos mas que também compete em equitação de trabalho e ‘dressage’, apresenta no currículo algumas conquistas de peso. Há quatro anos, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), conduziu a equitação portuguesa, nos “Special Olympics”, a vários pódios: medalhas de ouro, de prata e bronze. Quatro anos antes havia integrado a equipa de preparação para os “World Games Los Angeles” e o cavaleiro que treinou conquistou então o ouro.
Os “World Games Special Olympics” é uma competição reconhecida e apoiada pelo Comité Olímpico Internacional e pela Federação Equestre Internacional.