Setúbal promove teatro participativo com moradores e comerciantes

Setúbal promove teatro participativo com moradores e comerciantes

Setúbal promove teatro participativo com moradores e comerciantes

Iniciativa quer aproximar a população da criação artística e estimular a participação ativa da comunidade

Foi dado início a um novo projeto de teatro comunitário promovido pela Câmara Municipal, com financiamento do PRR, destinado a envolver moradores e comerciantes da Rua Arronches Junqueiro. A primeira sessão, que decorreu no Museu do Trabalho Michel Giacometti, este sábado, marcou o início de um conjunto de encontros que têm como objetivo aproximar a população do centro histórico da cidade da criação artística e estimular a participação ativa da comunidade na construção de narrativas coletivas.

- PUB -

Em nota de Imprensa, a Câmara Municipal de Setúbal explica que durante estas sessões, moradores, associações locais e comerciantes são convidados a dar contributos e sugestões, participando na experimentação teatral. Segundo a autarquia, o projeto visa fomentar a expressão criativa, o diálogo intergeracional e a coesão social, preparando um objeto artístico que será apresentado ao público em julho do próximo ano.

A primeira assembleia comunitária serviu como sessão de apresentação e diálogo, lançando as bases para as próximas ações, que incluirão oficinas, ensaios e criações coletivas. O Teatro Comunitário, desenvolvido numa lógica de democratização do acesso à cultura, coloca a população como protagonista ativa do processo criativo, valorizando o património imaterial e as histórias de vida da comunidade.

O projeto está inserido no âmbito do PRR – Comunidades em Ação, através da candidatura OIL – Operação Integrada Local na União das Freguesias de Setúbal, Coesão Socio-Territorial Através das Margens, e pretende reforçar o envolvimento da comunidade na cultura e nas artes performativas da cidade.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não