Setúbal: Infraestruturas de Portugal vai suprimir passagem de nível das Fontaínhas

Setúbal: Infraestruturas de Portugal vai suprimir passagem de nível das Fontaínhas

Setúbal: Infraestruturas de Portugal vai suprimir passagem de nível das Fontaínhas

O projecto está em execução e já foi partilhado com a Câmara de Setúbal, que aguarda data de obras

A passagem de nível pedonal nas Fontaínhas, em Setúbal, vai ser “suprimida” pela Infraestruturas de Portugal, a qual está a projectar “a construção de uma passagem inferior no local”, uma solução que já foi “acordada com a Câmara Municipal de Setúbal”, avançou a empresa pública a O SETUBALENSE. Deu ainda a saber que o respectivo projecto “está em execução”.

- PUB -

O que a empresa, que resultou da fusão da Refer – Rede Ferroviária Nacional e a Estradas de Portugal para a gestão da ferrovia, não revelou ainda é para quando esta operação está prevista. Uma informação que a própria Câmara de Setúbal também diz desconhecer. “Aguardamos com expectativa a informação relativa ao início de obra”, refere a vereadora Rita Carvalho, responsável pela área do Urbanismo e Mobilidade no município de Setúbal.

A autarca confirmou assim a O SETUBALENSE, (conforme foi publicado na edição da passada quarta-feira, 14 de Setembro) que a Câmara tem conhecimento do projecto da Infraestruturas de Portugal para suprimir as passagens de nível sobre a linha de comboio, o que inclui também a da Cachofarra, passagem de nível que permite o cruzamento de viaturas e localizada a cerca de três quilómetros das Fontaínhas, esta exclusivamente para peões. “Os projectos foram apresentados à Câmara Municipal, que os avaliou e apresentou várias sugestões de melhorias”, acrescenta a vereadora.

Com a passagem de nível da Cachofarra a provocar alguns sustos e mesmo mortes, como aconteceu em 2019, a quem a travessa, é na das Fontaínhas que mais se fala de acidentes mortais com pessoas a serem ‘apanhadas’ pelos comboios que circulam entre a cidade de Setúbal e Praias do Sado. Na passada terça-feira, uma mulher morreu naquela local da linha do comboio e, independetemente das circunstâncias deste caso, diz quem vive frente a esta passagem de nível que ‘arrepios’ são muitos e também algumas mortes.

- PUB -

“Quando o comboio vem do lado de Praias do Sado, ainda se consegue ver e ouvir a que distância está, mas quando é do de Setúbal, como sai do túnel, perde-se a noção da distância”, contou, a O SETUBALENSE, José Carlos Margarido, proprietário do Café do Mar, bem frente à passagem das Fontaínhas, o que lhe permite saber e observar casos que ali acontecem.

Também a residir neste local, conta que “mesmo com a campainha a tocar e o semáforo para peões no vermelho, há quem arrisque atravessar”. Entre quem usa este atravessamento, a opinião é que a Refer deveria construir um tipo de passagem que permitisse dar segurança às pessoas. Ora é esta passagem que a empresa pública afirma que vai ser construída.

O que empresa não concorda é que a passagem de nível das Fontaínhas, localizada ao quilómetro 29,199 da Linha do Sul, seja assim tão insegura como se tem ouvido. “Cumpre todas as condições de segurança dispostas no Regulamento de Passagens de Nível (decreto-Lei nº 568/99, de 23 de Dezembro), para este tipo de Passagens de Nível”, garante fonte da Infraestruturas de Portugal a O SETUBALENSE.

- PUB -

E acrescenta: “Está dotada de sinalização automática luminosa e sonora avisadora da aproximação de circulações ferroviárias. Dispõe ainda de labirintos nos seus acessos à zona de atravessamento, não possibilitando uma entrada inadvertida dos peões à zona de passagem sobre a via-férrea”. Porém, como diz quem conhece bem este local, há quem arisque demais e os acidentes acontecem.

Modernização da Linha do Sul ao Porto de Setúbal e às Praias do Sado elimina Cachofarra

Entretanto, está na calha a eliminação da passagem de nível da Cachofarra, em Setúbal, na sequência da modernização de diversas infra-estruturas nas ligações da Linha do Sul ao Porto de Setúbal e às Praias do Sado, anunciou Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), em 2018, quando esta empresa pública e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) assinaram um acordo de cooperação para a concretização da empreitada de melhoria dos acessos ferroviários ao Porto de Setúbal, intervenção que inclui a electrificação desta linha.

Na altura, quando foi anunciado o concurso público para as obras de modernização do acesso ferroviário ao porto de Setúbal, o custo apontado foi de quase 20 milhões de euros, dos quais 4,9 milhões serão financiados pela APSS para a modernização de diversas infra-estruturas  desta linha.

Assim, dentro de um conjunto alargado de obras, no caso da zona da Cachofarra, será construída uma área de parqueamento para composições, com três novas linhas de 800 metros cada, que vai permitir a operação de comboios de 750 metros de cumprimento.

 

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -