Associações são destacadas pelo humanismo e dedicação a Setúbal
A Sociedade Musical Capricho Setubalense e a Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha assinalam em Novembro 153 e 105 anos respectivamente, com saudações especiais da Câmara de Setúbal, aprovadas na última sessão pública do executivo.
Sobre o aniversário da Sociedade Musical Capricho Setubalense, assinalado ontem, a autarquia renova o sentimento de “profunda satisfação e alegria por a cidade e o concelho continuarem a beneficiar do trabalho dinâmico” desenvolvido por esta colectividade.
Em actividade contínua desde 1867, a Capricho Setubalense destaca-se por “aprofundar os objectivos de promoção da criação e da fruição cultural e artística que estão na base da sua criação”, refere a autarquia.
Esta saudação destaca ainda a capacidade da Capricho Setubalense “renovar-se, dando espaço a novas tendências da criação artística e a outras associações e estruturas culturais, assim como a grupos informais”.
Uma renovação da qual é exemplo a nova Escola de Jazz e generosidade de receber os ensaios da Associação Cultural TOMA – Teatro Oficina Multi Artes.
Na mesma sessão pública foi aprovada uma saudação à Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha, enquanto agente fundamental para o “progresso e desenvolvimento da cidade e do concelho”, que “assegura, em permanência, serviços fundamentais à tranquilidade e bem-estar” dos munícipes.
Na saudação apresentada pela CDU também são destacados todos aqueles que ajudam a manter “a grandiosidade” do movimento humanitário que a Cruz Vermelha representa, “em particular os seus trabalhadores e dirigentes”.
A autarquia recorda ainda que esta foi a 41ª delegação a ser criada em Portugal e honrou sempre os ideais da Cruz Vermelha, fundada em 1863 por Henry Dunant.