Inquérito envolve questões relacionadas com a Covid-19, tais como o impacte do estado de emergência e isolamento
Setúbal está a recolher informações para avaliar a saúde e o bem-estar da população. Trata-se de um inquérito online que envolve a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, da qual o concelho faz parte.
O projecto designado Atlas de Saúde dos Municípios Saudáveis, está a ser desenvolvido e coordenado por uma equipa de investigação do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra, em articulação com esta rede que envolve 57 municípios.
Além de caracterizar o estado da saúde e o bem-estar da população residente nos municípios que integram a rede, o projecto tem como objectivo apoiar a definição de políticas e estratégias municipais de promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis.
Tendo em conta o actual contexto de Covid-19, este inquérito integra ainda questões relacionadas com a doença, tais como o impacte do estado de emergência e do isolamento social na vida dos munícipes e a resposta local à crise provocada pela pandemia.
A par da recolha e análise de indicadores estatísticos, está a ser desenvolvido um inquérito à população residente para identificar problemas, necessidades e expectativas em relação às condições do lugar de residência e à forma como estas influenciam o bem-estar e a qualidade de vida.
O inquérito está disponível online, em https://pt.surveymonkey.com/r/saude-municipios, e destina-se a todos os munícipes que tenham idade igual ou superior a 15 anos.
Constituída em 1997, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis tem como objectivo apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projecto Cidades Saudáveis nas autarquias que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade na agenda dos decisores políticos.
Do distrito, para além do concelho de Setúbal, fazem parte da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis os concelhos de Almada, Barreiro, Montijo, Palmela, Sesimbra e Seixal.