Setúbal e Palmela recebem semana de formação da Cáritas Portuguesa nos próximos dias

Setúbal e Palmela recebem semana de formação da Cáritas Portuguesa nos próximos dias

Setúbal e Palmela recebem semana de formação da Cáritas Portuguesa nos próximos dias

Membros das Cáritas de todo o País chegam à cidade para três dias de workshops e visitas aos dois municípios

Setúbal começou ontem a receber membros das Cáritas de todo o País para a habitual semana de formação dos grupos. Com o lema “Cuidar de Todos”, os quatro dias são divididos entre a cidade sadina e Palmela para vários workshops.

- PUB -

A sessão de abertura decorreu ontem no salão de Nossa Senhora da Paz onde estiveram vários oradores a dar as boas-vindas aos grupos que já tinham começado a chegar. Rui Gouveia, vigário-geral da Diocese de Setúbal e pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, expressou que “a Diocese de Setúbal tem a alegria de receber esta iniciativa”.

Depois de citar Frei Agostinho da Cruz desejou “que estes dias sejam um tempo especial para se ver ‘do Sado ao Tejo’ todo o quadro”. “Às vezes ficamos presos em detalhes do quadro e somos incapazes de ver todo o quadro. Que sejam dias para ver todo o quadro, para encontrar soluções e, que partam daqui muito mais claros”.

Há pouco tempo a viver em terras setubalenses, confessa que a terra já o tinha conquistado em anos anteriores, e é por isso um excelente local para acolher a iniciativa. “Esta terra inspira muita gente, acabo de chegar aqui, mas já cá vivi e os tempos que estive cá foram muito especiais pela geografia e pelas gentes”. 

- PUB -

Também Paulo Cruz, presidente da direcção da Cáritas de Setúbal, explicou que durante esta semana Setúbal vai “receber dirigentes, técnicos e voluntários das Cáritas Diocesanas, não só de Portugal Continental mas também Açores e Madeira, para formação” em várias áreas.

Nos próximos dias vão ser várias as formações e oradores que vão, em vários locais da cidade, promover reflexões e aprendizagens. “Com esta formação pretende-se, através de vários workshops e conferências, proporcionar uma reflexão conjunta de partilha de boas práticas a partir de realidades distintas. Esta semana é também fundamental para se dar resposta às necessidades que se sentem, quer ao nível de conhecimento geral da Cáritas nacional, quer à sua dimensão europeia e internacional”.

Para a presidente da Cáritas Portuguesa estar na cidade não é novidade porque, explica, “é muito especial estar em Setúbal porque foi o primeiro local onde trabalhei”. Rita Valadas confia que nos próximos dias muito se vai trabalhar, para também dar a conhecer a Cáritas Portuguesa que afirma ser “um serviço”. “Esta iniciativa é muito importante para discutir as questões técnicas nas dioceses, porque enriquecemos todos com o conhecimento de cada uma das Cáritas que temos”.

- PUB -

Formações preenchem calendário nos próximos três dias

Terminado o dia de recepção aos participantes da semana de formação, para hoje, amanhã e sexta-feira estão marcadas várias iniciativas que começam ao início da manhã e só terminam ao fim da tarde.

Já hoje há os workshops Cáritas Identidade e Missão, com os formadores Juan Ambrósio e Elicidio Bilé, Gestão de Conflitos com a Escolas das emoções, e, Comunicação interna: fluxos e ferramentas, com a equipa da CP. Todos decorrem entre as 09h30 e as 13 horas, mas repetem das 14h30 às 17 horas para quem não conseguir estar presente de manhã.

No programa está também um almoço-convívio dos dirigentes, na Casa da Baía, pelas 13 horas, e uma reunião de dirigentes na Cúria Diocesana de Setúbal entre as 15h15 e às 17 horas. Ao fim do dia há uma visita à Serra da Arrábida e ao Castelo de Palmela (17 às 20 horas) e o jantar na Casa de Santa Rafaela.

No dia seguinte as formações Liderança Servidora com Joana Morais e Castro, Motivação extra para equipas de acção directa com a Escola das emoções, e, Aspectos fiscais para a sustentabilidade nas organizações sociais com Vieira de Almeida. Os workshops repetem à tarde e, no fim do dia, há uma visita ao Museu do Trabalho (17 horas) e um jantar em Setúbal (20h30).

A conferência de encerramento tem como tema Habitação – Intervenção em parceria com os municípios e da Cáritas – perspectivas e desafios, com os vereadores da Câmara Municipal de Setúbal Carlos Rabaçal e Pedro Pina (10 horas) e depois disso a avaliação da semana.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -