28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Setúbal celebrou Dia Mundial da Árvore com plantação de espécies autóctones

Setúbal celebrou Dia Mundial da Árvore com plantação de espécies autóctones

Setúbal celebrou Dia Mundial da Árvore com plantação de espécies autóctones

Alunos do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage foram convidados a plantar árvores em conjunto com o executivo municipal

 

O Dia Mundial da Árvore, celebrado a 21 de Março, foi assinalado em Setúbal com a acção municipal, que envolveu três escolas básicas do concelho, da plantação de espécies autóctones no Parque Urbano da Várzea.

- PUB -

As três turmas das escolas básicas Barbosa du Bocage, das Amoreiras e de S. Gabriel, do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, plantaram cerca de 30 árvores, com os 90 alunos presentes a mostrarem entusiamo a cada salgueiro, oliveira, carvalho ou tília, entre outras espécimes, introduzido no solo.

A actividade enquadra-se na segunda fase de arborização do parque, que começou no mês de Fevereiro e onde já estão plantadas 578 árvores, de um total de 1290. Este projecto [da segunda fase de arborização] contou com a participação de mais de mil voluntários, entre escolas, associações ou empresas, e deverá estar concluída até ao final do mês de Março.

A acompanhar a iniciativa, estiveram, além do executivo, o presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pisco, o presidente da União de Freguesias de Setúbal, Rui Canas, e o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa.

- PUB -

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, confessou a O SETUBALENSE que “trazer as crianças é um compromisso com o futuro”, acrescentando ser uma “forma de sensibilizar aqueles que vão crescer” e que vão tomar decisões, sendo as próprias árvores, além disso, “um pulmão da cidade de Setúbal”.

O Parque Urbano da Várzea tem como “função principal a prevenção das cheias da cidade”, mas é também uma área que “pode ser usufruída pela população”, diz o edil, uma vez que é o maior parque verde do concelho.

Estes cultivos de várias espécies de árvores, informa a autarquia, têm um reforço “de composto de plantação, ao qual foi adicionado um condicionador que permite aumentar capacidade de retenção de água da rega e melhorar o uso e disponibilização de nutrientes”.

- PUB -

O município deixa ainda a nota de que a “adesão”, por parte dos vários voluntários, desde Fevereiro, “excedeu as expectativas dos organizadores” e, por isso, “foi criada uma bolsa de voluntários para futuras iniciativas relacionadas com o ambiente, quer no Parque Urbano da Várzea, quer noutras zonas do concelho”.

As árvores foram adquiridas no âmbito da candidatura 06/REACT-EU/2021, com financiamento para apoios às alterações climáticas através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -