Secretária de Estado da Cultura marca presença na estreia da nova produção do TAS

Secretária de Estado da Cultura marca presença na estreia da nova produção do TAS

Secretária de Estado da Cultura marca presença na estreia da nova produção do TAS

O Teatro Animação de Setúbal estreia hoje, Dia Mundial do Teatro, a sua nova produção “Vamos Comprar um Poeta”. Na plateia, marcará presença Ângela Ferreira, Secretária de Estado da Cultura, em homenagem “a todos os que no distrito de Setúbal celebram o Teatro”

 

 

- PUB -

 

 

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Teatro. Por toda a cidade, durante todo o mês, tem acontecido e continua a ter lugar um vasto programa de actividades dedicado a esta arte. Hoje, “A Noite da Dona Luciana”, peça do Teatro do Eléctrico, junta Custódia Gallego, José Leite, Márcia Cardoso, Rafael Gomes, Rita Cruz e Vítor Oliveira numa comédia que lança o espectador numa espiral entre a verdade e o delírio, a paixão e o humor negro, sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, pelas 21h30. E entre outras actividades a decorrer por toda a cidade, o Teatro Animação de Setúbal estreia, pelas 18h00, no Teatro Bolso, a sua peça “Vamos Comprar um Poeta” e contará com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira”, para assistir à primeira exibição da nova produção da companhia setubalense.

- PUB -

 

“A nossa presença no Teatro de Animação de Setúbal é uma homenagem a todos os que no distrito de Setúbal celebram o Teatro, uma arte que é colectiva e participativa”, começa por dizer Ângela Ferreira, Secretária de Estado da Cultura, a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO. “O TAS é uma das companhias mais importantes do distrito e que, há muitos anos, se dedica a levar aos mais novos e à população uma forma de arte que não precisa de códigos para ser decifrada. Ajuda-nos a aprender mais sobre os nossos autores através do teatro e como podemos incorporar a arte no nosso dia a dia. Esta é, aliás, uma das missões do Plano Nacional das Artes, no qual estamos a trabalhar, e que irá estimular o envolvimento da comunidade educativa no acesso à cultura”, continua, sublinhando que “assinalamos o Dia Mundial do Teatro com uma companhia que viu o seu trabalho reconhecido no âmbito dos apoios às artes, e que incorpora uma dimensão essencial do teatro: ter as portas abertas todos os dias”.

 

- PUB -

É na sua casa, o Teatro de Bolso, que o Teatro Animação de Setúbal receberá a Secretária de Estado da Cultura e todo o público para a estreia de “Vamos Comprar um Poeta”, a 135ª produção da companhia. A partir do texto de Afonso Cruz, com adaptação e encenação de Célia David, “a peça é para todos mas apostamos especialmente no público juvenil, que não é muito contemplado nos espectáculos, uma vez que estes acabam por ser ou para crianças ou para adultos”, explica a directora do TAS. “Temos 43 anos de existência, mantemo-nos no activo e continuamos a acreditar que o nosso trabalho é de extrema importância para o enriquecimento da vida cultural da cidade e da região. A prova disso é exactamente o reconhecimento que esta visita tem, a valorização do nosso estatuto e o mérito que fomos alcançando ao longo destes anos. Estamos muito orgulhosos com esta visita, que já há algum tempo não acontecia”, adianta, realçando que “é uma honra que a estreia do TAS tenha sido a escolha da Secretária de Estado da Cultura para comemorar o Dia Mundial do Teatro. Não estamos esquecidos. A qualidade artística da actividade que desempenhamos, a dinâmica constante e o enorme empenho no trabalho são a nossa maior distinção”.

 

A peça, que retrata uma sociedade em que o materialismo controla os aspectos da vida e onde a dinâmica familiar vai ser modificada pela adopção de um poeta em vez de um animal de estimação, conta com André Moniz, Duarte Victor, Miguel Assis, Sónia Martins e Susana Brito no elenco, e repete no dias 28, 29 e 30, às 21h30, e 31 pelas 16h00, no Teatro de Bolso.

 

Apoios às artes no distrito e no concelho de Setúbal

Nos concursos sustentados de apoio às artes para o período 2018-2021, o Ministério da Cultura atribuiu mais de cinco milhões de euros a 14 organizações e estruturas artísticas do distrito de Setúbal.

 

Entre as estruturas apoiadas, encontram-se a Associação dos Amigos do Tocá Rufar, com apoio quadrienal, e a Musicamera, com apoio bienal, ambas no Seixal, a Companhia de Dança de Almada, a Companhia de Teatro de Almada e o Teatro Extremo, os três a receber apoio quadrienal. Em Sines, a Contra Regra – Associação de Animação Cultural recebe apoio bienal, a par da OUT.RA – Associação Cultural do Barreiro e da Pedra Angular – Associação dos Amigos do Património da Diocese de Beja, em Santiago do Cacém. Em Palmela, são apoiadas a Cooperativa de Teatro e Animação O Bando, CRL e a Passos e Compassos, ambas com apoios a quatro anos.

 

São quatro as estruturas sedeadas no concelho de Setúbal, com um total de apoio que ultrapassa os 423 mil euros. São elas a Associação Divino Sospiro, na área da música, a FIAR, uma associação cultural que se dedica ao circo contemporânea e às artes de rua, o Teatro Animação de Setúbal e o Teatro Estúdio Fontenova, que neste Dia Mundial do Teatro ruma a Albufeira, para marcar presença no Festival T, com “Ah! Minha Dinamene”, levando a sua cidade no coração. A companhia regressa este sábado, dia 30, ao Fórum Municipal Luísa Todi, com a sua mais recente produção “Auto da Índia” a subir ao palco pelas 21h30, e a repetir no dia seguinte, 31, pelas 17h00.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -