Sebastião da Gama salta do “Itinerário” literário para dar nome a comboio da Fertagus

Sebastião da Gama salta do “Itinerário” literário para dar nome a comboio da Fertagus

Sebastião da Gama salta do “Itinerário” literário para dar nome a comboio da Fertagus

“Meu caminho é por mim fora” é a frase que está inscrita na locomotiva da empresa que completa 25 anos

Sebastião da Gama faz agora viagens de Setúbal a Lisboa. No dia em que a Fertagus completou 25 anos de travessias o poeta azeitonense foi o escolhido para ‘baptizar’ um dos comboios que diariamente fazem a viagem entre as estações de Setúbal e Roma-Areeiro.

- PUB -

Foi na estação de Coina, no Barreiro, que foi descerrada a placa com o nome do poeta nascido em Setúbal, acompanhado pela frase “Meu caminho é por mim fora”, e cujo centenário se comemora no presente ano.

Numa cerimónia com casa cheia esteve Pedro Pina, vereador na Câmara Municipal de Setúbal com o pelouro da Cultura, que, à margem do encontro, referiu que “este é um gesto que dá sentido e ainda mais dignidade e significado ao nome de Sebastião da Gama que é uma grande referência do País, de Setúbal e de Azeitão”.

Já a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, deixou o desafio aos passageiros de “escolher um livro entre tantos de Sebastião da Gama” para “permitir a estes utilizadores ter viagens mais prazerosas e descobrir aquilo que todos nós já descobrimos – quem foi Sebastião da Gama, quais são os seus gostos – e levar o poeta também para outros destinos”.

- PUB -

A locomotiva, que começou a circular esta segunda-feira, teve direito à bênção do Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, que deixou algumas palavras não só para quem vai desfrutar das viagens, mas também para todos aqueles que fazem as máquinas funcionarem.

“Queremos pedir o melhor possível para quem vai conduzir o comboio, para quem o vai usar, para todos os trabalhadores que são necessários para que tudo corra da melhor forma e que cada um de nós se possa sentir seguro e confortável para ir trabalhar, ou para ir para o lazer, mas, acima de tudo, para estarmos na margem certa”.

Antes de João Completo declamar “O Sonho”, “O Pequeno Poema”, e, “O Itinerário”, acompanhado pela Orquestra Nova de Guitarras, Lourenço de Morais, presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, exprimiu a vontade de levar esta ideia mais além.

- PUB -

“Queremos levar o poeta não só para fora do comboio, mas também para dentro do comboio. Esta vontade não é caída do céu. Sebastião da Gama era um utilizador habitual do comboio, tem várias referências a essas viagens”.

Fertagus comemora 25 anos de actividade ferroviária

Cristina Dourado, presidente do conselho de administração da Fertagus, foi quem deu o pontapé de saída numa cerimónia que pontoou também o 25.º aniversário da empresa de transporte ferroviário.

“É graças ao esforço e dedicação de cada colaborador da Fertagus que alcançamos esta marca histórica dos 25 anos. Este momento é sem dúvida o reflexo do nosso trabalho conjunto e da nossa vontade de continuar a crescer e a inovar. Que o comboio Sebastião da Gama seja um símbolo do nosso percurso e da nossa missão de ligar pessoas e lugares promovendo sempre o melhor da nossa terra e da nossa cultura”.

Já o presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), João Caetano, falava em “transformar o sector da mobilidade e dos transportes em Portugal para o tornar mais acessível, abrangente e descarbonizado” com o “envolvimento de todas as entidades”. Sobre a Fertagus elogiou uma “relação de parceria, sempre à procura das melhores soluções”, empresa com a qual também esperam estar juntos no desafio de “aumentar e qualificar os transportes na Área Metropolitana de Lisboa”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -