Sebastião da Gama homenageado com selo numa série de figuras históricas

Sebastião da Gama homenageado com selo numa série de figuras históricas

Sebastião da Gama homenageado com selo numa série de figuras históricas

Poeta setubalense integra série filatélica “Vultos da História e da Cultura” alusiva ao ano de 2024, emitida pelos CTT

Sebastião da Gama foi uma das figuras escolhidas para estar presente na série filatélica “Vultos da História e da Cultura” alusiva ao ano de 2024, emitida pelos CTT – Correios de Portugal. O poeta setubalense é desta forma homenageado, com a sua imagem a ficar perpetuada num selo pertencente a uma colecção que distingue figuras nacionais.

- PUB -

Na edição deste ano, consagrada aos grandes nomes de Portugal, constam seis nomes, sendo eles Alexandre O’Neill, António Ramos Rosa e Sebastião da Gama, todos escritores, Alice Jorge, pintora, e António Manuel Baptista, cientista, por se celebrar o primeiro centenário de nascimento de cada um deles, e Egas Moniz, médico, de quem passa o 150.º aniversário de nascimento.

Na pagela da edição dos “Vultos da História e da Cultura” deste ano, é dito sobre o poeta natural de Setúbal que “apesar de ter desaparecido muito cedo”, ainda antes de completar 28 anos, vítima de tuberculose, a obra e a vida de Sebastião da Gama “são indissociáveis da Serra da Arrábida”, um lugar que “muito amou e considerava ser a sua principal fonte de inspiração”.

Esta edição considera Sebastião da Gama como um ecologista “antes deste termo ter sido cunhado e adoptado como bandeira dos militantes pela conservação e protecção do ambiente”, tendo o poeta setubalense inspirado a fundação da Liga para a Protecção da Natureza, a primeira associação deste tipo a existir em Portugal.

- PUB -

Avaliam a sua obra literária como “vasta, composta por livros de poesia, mas também por textos pedagógicos e sobretudo pelo seu ‘Diário’, iniciado em 1949 e que o acompanha durante quase todo o percurso de vida”, obra esta que contém “reflexões sobre a ‘lúcida aprendizagem da morte’ e da ‘consciência de vida efémera’ com que lidou em grande parte da sua existência”.

Os desenhos desta série filatélica “Vultos da História e da Cultura” são da autoria de Pedro Martins, sendo que no caso de Sebastião da Gama se baseou numa fotografia existente no acervo da Associação Cultural Sebastião da Gama, entidade que propôs aos CTT a inclusão do seu patrono nesta série filatélica.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -