Evento em Azeitão com chef Luís Miguel Domingues Alves encerrou ciclo enogastronómico de 2025
O salmonete, um dos peixes mais típicos das águas sadinas, foi o protagonista de um encontro que juntou gastronomia e vinhos, realizado este domingo no Turim Hotel Club d’Azeitão. A iniciativa integrou a Semana do Salmonete, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, e contou com uma sessão de cozinha ao vivo conduzida pelo chef Luís Miguel Domingues Alves, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
Perante 32 participantes, o chef apresentou um menu de degustação inspirado no salmonete setubalense, “harmonizado” com vinhos da Bacalhôa Vinhos de Portugal, parceira desta edição dos Encontros Prováveis, evento realizado na Casa dos Condes de Carvalhais.
De acordo com o comunicado da Câmara Municipal de Setúbal, a experiência gastronómica começou com puré de salmonete, chutney de maçã reineta e creme de iogurte com lima e hortelã, acompanhado por Bacalhôa Moscatel Roxo Rosé. Seguiu-se salmonete confitado em azeite, puré de couve-flor assada e molho de caril suave, servido com Bacalhôa Chardonnay Branco. Já a sobremesa, intitulada texturas doces do mar, de caramelo salgado, gelado de algas e crocante de sésamo, foi “harmonizada” com Bacalhôa Moscatel de Setúbal.
A Semana do Salmonete, que decorre até 2 de novembro, envolve quatro dezenas de restaurantes do concelho, sendo que cada um apresenta nas suas ementas diferentes interpretações deste peixe, símbolo da identidade gastronómica setubalense, numa iniciativa enquadrada na marca ‘Setúbal, Terra de Peixe’.
O evento conta com o apoio da Turim Hotels, Bacalhôa Vinhos de Portugal, Turismo de Portugal – Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e Rota de Vinhos Península de Setúbal.
Com esta edição, a autarquia encerra o ciclo enogastronómico de 2025, que ao longo do ano promoveu os sabores do mar e da terra da região, com destaque para semanas dedicadas aos bivalves, choco, sardinha e carapau, bem como a iniciativa ‘O que vem à rede’, dedicada às tradições piscatórias locais.