Projecto envolveu a solidariedade de várias entidades e personalidades em associação à obra do padre Constantino Alves e da paróquia
Foram entregues, na passada terça-feira, os materiais para a elaboração de 500 próteses dentárias à Clínica Dentária Social de N. Sra. da Con- ceição doados pelo Rotary Club de Setúbal.
“Todo este material foi escolhido por eles [clínica dentária] e completa esse volume que lhes vai dar uma grande capacidade de realização de obra para o apoio desta população daqui”, destacou, em declarações a O SETUBALENSE, Alberto Vale Rêgo, ex-presidente do Rotary Club de Setúbal, e um dos dinamizadores do projecto.
“Anteriormente já tínhamos trabalhado com a paróquia da Nossa Senhora da Conceição, como no caso do restaurante social, e este projecto começou no ano passado. Éramos para fazer a entrega no Verão, mas só foi possível agora”, explicou Alberto Vale Rêgo. “É um trabalho que resulta do apreço, admiração e interesse que reconhecemos por esta obra do Padre Constantino”, afirmou o ex-presidente do Rotary Club. “Uma obra muito particular de apoiar esta comunidade, que é uma comunidade com muitas dificuldades”, lembrou o ex-presidente do Rotary Club de Setúbal.
O actual presidente do Rotary Club de Setúbal, António Domingos, mostrou-se orgulhoso com a doação da entidade e elogiou a obra do Padre Constantino. “Eu, como cidadão, agradeço-lhe pela sua obra”, afirmou o presidente do Rotary. “Estou também sorridente, não só pelos benefic
iários desta obra, mas também porque, de facto, estamos satisfeitos por ter conseguido concretizar este projecto”, concluiu António Domingos.
Emocionado, o Padre Constantino Alves recebeu as doações, enalteceu o projecto com o Rotary, dividindo os créditos. “A obra não pode ser só minha. A obra é de todos nós”, afirmou o pároco. “Expresso a minha admiração pelo gesto, não pelo valor, mas por conseguir ter criado estes laços”, afirmou o padre. O pároco lembrou ainda a importância do trabalho desenvolvido pela clínica social e pelos seus voluntários: “As pessoas dirigem-se à clínica numa atitude de esperança, de que ali vão encontrar um bocadinho de qualidade de vida”.
Para além da obra social e do acesso a cuidados de saúde oral, ficou destacada a melhoria da autoestima para as pessoas que vêem a sua dentição melhorada. “Voltar a colocar um sorriso nos rostos que, neste momento, a sua dentição não lhes permite. Portanto, não podem ser pessoas felizes, porque têm uma saúde oral debilitada”, lançou Frederico Nascimento, outro dos dinamizadores do projecto. “Fazer uma pessoa feliz, torna também mais feliz a sua comunidade”, acrescentou ao seu pensamento.
No final das declarações e da entrega foi descerrada, por António Domingos e o padre Constantino Alves, uma placa comemorativa alusiva àquela acção.
O projecto lançado pelo Rotary Club de Setúbal foi subsidiado pela
Fundação Rotária Portuguesa e a Fundação Rotária do Rotary International. Teve ainda o apoio de: Afonso H.O’Neill & Lda, Casa da Poesia, Cristina Vale Rêgo – Clínica de Medicina Dentária, Lda, CPE Clínica, Edugep, House Style, IAD Portugal, Medisete, Oro Agri Europe, Ponto Crítico – Consultores de Gestão, SECIL, Vet Rin‘Área, Carlos Manuel Marques Brás,
Germana Laurinda Alves Sanches, José Flórido Silva, Carlos Guerreiro, José Francisco Neto de Campos.