Espectáculo autobiográfico reflecte sobre o papel da mulher no meio artístico
A bailarina e coreógrafa Rita Vilhena prepara-se para apresentar amanhã, no espaço Centro de Criação Artística (A Gráfica), um espectáculo autobiográfico onde, além de aspectos pessoais, se reflecte sobre o papel da mulher no meio artístico.
Com produção a cargo da Partícula Extravagante a performance intitulada “Raio de Ti” viaja ainda por questões como “a memória, o lugar de fala e a performatividade, além de
revelar a emancipação e o poder” do sexo feminino.
A peça surge da apropriação do filme “Nether Ballerina of Rottingdam”, realizado entre 2005 e 2007 por Demetri Estdelacropolis que, por motivos de doença do realizador canadiano, nunca chegou a ser mostrado ao mundo. Na visão de Rita Vilhena, e segundo consta na sinopse da mostra, este explorou a sua imagem de forma “altamente erotizada, em tarefas mundanas e em trabalhos precários, a fim de sobreviver na sua condição de artista”.
Ainda assim a coreógrafa explorou e revisitou “mais de 150 horas de registo das cassetes miniDV” para criar agora um projecto que foi percorren- do residências artísticas em Setúbal, Lisboa – local por onde também vai passar a 24 de Novembro – e Faro, para ser finalizada. Considera-se assim que Rita Vilhena conseguiu “resgatar as suas próprias memórias de vida e concluir a obra”.
A equipa de produção do produto final conta ainda com os nomes de Márcia Lança e Ana Vitória, responsáveis pela dramaturgia do espectáculo, e música de Henrique Vieira. O espectáculo tem início pelas 20h00 e a entrada é gratuita mediante reserva através do endereço electrónico agrafica@mun-setubal.pt.