Com 17 alunos e orientação do professor Ricardo Nunes, foram realizadas mais de 120 entrevistas a diplomados, professores e funcionários
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) comemora em 2025 quarenta anos de actividade e, uma parte desse filme do tempo foi agora publicado na 7.ª edição da revista PerfilLocal dada a conhecer na passada quarta-feira, 30 de Abril.
Trata-se de uma revista editada pela própria ESE/IPS onde participam alunos do segundo ano do curso de comunicação social, da disciplina produção de texto jornalístico, leccionada pelo jornalista e professor Ricardo Nunes.
Na edição dedicada aos 40 anos da ESE/IPS participaram 17 alunos que, em 2 784 horas de trabalho, de escrita, de correcções, de design e de aprendizagem deram voz às memórias e vivências desta instituição, através de mais de 120 entrevistas que “procuram traduzir quatro décadas de assistência e de experiências tidas nesta escola”, explica Ricardo Nunes.
Um trabalho onde não foi esquecido o arquitecto Álvaro Siza Vieira que projectou o edifício e o espaço da ESE/IPS, nem a professora e a gestora académica Ana Maria Bettencourt que, ao lado de de Maria Emília Brederode Santos e Teresa Martins integrou a primeira Comissão Instaladora em 1985.

Sendo a PerfilLocal uma revista que se destina a trabalhar temas relacionados com o Distrito de Setúbal, no âmbito dos seus 13 concelhos, “faria todo o sentido dedicar a edição deste ano aos 40 anos da ESE”, diz o professor.
Com o desafio lançado pela direcção da escola, a equipa que pensou a revista “foi à procura dos pergaminhos e tentar saber quem por aqui passou entre diplomados, funcionários e professores. Chegámos a um universo de mais de 400 pessoas que por aqui passaram em quatro décadas”, revela.
O passo seguinte foi seleccionar pelo critério da representatividade. “Tínhamos noção de que num semestre lectivo era impossível conseguir fazer quatro centenas de entrevistas e, por isso, chegámos a cerca de 120 entrevistas onde estão representados diplomados, estudantes, funcionários, professores, autarcas e pessoas que fazem parte da envolvente da Academia”, sublinha o professor.
Com início a 1 de Outubro de 2024 e definido um calendário de prazos, a meta para publicar a PerfilLocal sobre os 40 anos da ESE foi 30 de Abril. E, nessa precisa data, o auditório da escola encheu-se de alunos, professores e funcionários para assistirem ao lançamento da revista e conhecerem a metodologia até se chegar a esta edição especial.
“A maior dificuldade foi incutir nos alunos a responsabilidade de haver cumprimento de prazos para que tudo aconteça dentro do tempo. Foi planificada cada semana para o conjunto de reportagens assim como a equipa de apoio em termos de secretariado para reunir contactos, estabelecer agenda, fazer marcação de entrevista”. Foi ainda pensada a captação de imagens e o design da revista.

“A partir do momento em que existe uma cronologia, uma metodologia de trabalho, uma disciplina orientada e um empenho imenso, chegámos aqui à apresentação da revista”, explica Ricardo Nunes que acrescenta: “Quando chego à turma de produção de texto jornalístico, não encaro os alunos como alunos, mas sim como jovens estagiários aprendizes de jornalismo e, dessa forma, transformar a turma numa redacção.
Especificamente sobre a 7.º edição da PerfilLocal, com quase 250 páginas, diz ainda o professor que foi um desafio “imenso, foi mais do dobro do que nós habitualmente costumamos fazer e por isso o esforço foi absolutamente gigantesco”.