Reabilitação da Casa Luísa Todi avança com investimento de meio milhão de euros

Reabilitação da Casa Luísa Todi avança com investimento de meio milhão de euros

Reabilitação da Casa Luísa Todi avança com investimento de meio milhão de euros

Local será transformado num pólo de cultura para dar a conhecer melhor a vida da cantora lírica

A casa onde nasceu a cantora lírica Luísa Todi será finalmente reabilitada, num projecto avaliado em meio milhão de euros. O local será transformado num pólo de cultura para dar a conhecer melhor a vida da cantora, constituindo mais uma referência histórica e física para perpetuar o nome e a importância de Luísa Todi.

- PUB -

Esta reabilitação, aprovada em reunião pública desta quarta-feira, é uma das operações que avança para contratação pública de empreitada, tendo um preço-base de 500 mil euros, mais IVA, e um prazo máximo de execução de 280 dias.  

Este imóvel vai ser alvo de uma intervenção “arquitectónica e estrutural” que permita a criação de um polo cultural para “perpetuar o legado da diva setubalense”.

A cantora lírica setubalense nasceu no dia 9 de Janeiro de 1753 na casa n.º 49-51 da Rua de Coina, actual Rua da Brasileira, na extinta freguesia de Nossa Senhora da Anunciada.

- PUB -

A edilidade sadina adquiriu o imóvel em 2004 já com a finalidade de nele instalar um museu, um núcleo documental e um auditório. De acordo com a Direcção-Geral do Património Cultural, trata-se de uma “casa muito singela, situada no típico Bairro do Troino, tendo como principal valor o seu interesse memorial”.

Foi na reunião pública realizada esta quarta-feira que a Câmara Municipal de Setúbal deliberou sobre os procedimentos administrativos para dar seguimento a este projecto, assim como outros relacionados com requalificação urbana, cultural, desportiva e reforço da qualidade ambiental, num investimento global superior a três milhões de euros.

Autarquia avança com projectos avaliados em mais de 3M€

- PUB -

Nesta sessão foi igualmente aprovado, com procedimento de contratação pública, a empreitada de reabilitação do Campo Júlio Tavares-Praiense, com o preço-base de 899 mil e 987,70 euros, mais IVA, e um prazo de execução de 150 dias. Em nota de Imprensa, a autarquia sadina explica que a intervenção visa a “recuperação e reabilitação” do campo de jogos do equipamento desportivo, assim como de instalações de apoio, nomeadamente balneários, a par da execução de um conjunto de intervenções em zonas exteriores. Segundo o município, estes procedimentos, com um prazo de 21 dias para apresentação de propostas, têm como critério de adjudicação a modalidade definida no modelo de “proposta economicamente mais vantajosa”.  

Na tarde desta quarta-feira a autarquia deliberou também sobre a adjudicação da empreitada de reabilitação urbana na Rua Engenheiro Henrique Cabeçadas, num investimento de perto de 800 mil euros. Esta obra foi entregue à empresa Constradas – Estradas e Construção Civil S.A, sendo o prazo de execução da obra de 150 dias. A operação urbanística contempla a “reabilitação de infra-estruturas e pavimentos no arruamento”, adjacente à Escola Básica Barbosa du Bocage, e a criação de uma ciclovia junto do Parque Urbano da Várzea.

Também as “condições de usufruto e sustentabilidade ambiental” do Parque Urbano da Várzea vão ser reforçadas, num investimento superior a 700 mil euros, depois de o município ter adjudicado a empreitada “Refúgio Climático da Várzea”, com a obra a ser executada pela Mota-Engil Ativ – Gestão e Manutenção de Ativos, S.A. 

A autarquia esclarece que intervenção contempla ainda a colocação de “mobiliário urbano, designadamente bancos, papeleiras e bebedouros”, os quais permitem “reforçar” o Parque Urbano da Várzea com as “condições necessárias ao usufruto da população do equipamento enquanto refúgio climático e área de recreio e lazer”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -