A afirmação baseada em números e factos é de Laianni Alegre, directora-geral da Clínica Alegre, que celebra 33 anos de actividade em Setúbal
A Clínica Alegre, que está localizada na Praça Olga Morais Sarmento, em Setúbal, destaca “o enorme” crescimento registado ao longo dos anos. “Temos muita procura interna, a que se juntam os imigrantes e emigrantes, mas também pessoas de muitas nacionalidades que se deslocam propositadamente até nós”.
Um factor que Laianni Alegre, directora-geral da clínica, considera que faz toda a diferença é a postura da clínica perante a comunidade. “Apesar de trabalharmos com o Estado, através dos vários acordos que temos, a qualidade e atendimento é igual para todos”. A Clínica Alegre foi fundada em Setúbal pelo médico dentista António Alegre. Mas o percurso iniciado há 33 anos teve origem no Brasil.
O país para onde emigrou dar-lhe-ia a oportunidade para se especializar na área da medicina dentária. Com essa aptidão regressou a Portugal e abriu a primeira clínica em Lisboa. Um ano depois apostou em Setúbal e desde então, no mesmo sítio, no mesmo edifício, construiu um nome e uma marca. Com apenas 72 anos, em 2009, um problema de saúde mostrar-se-ia fatal.
Desde essa altura o seu filho, Fernando Alegre, médico dentista, assumiu a direcção clínica juntamente com a esposa Laianni Alegre como directora-geral. Conseguiram dar continuidade ao projecto e expandi-lo, colocando-o noutro patamar. Em 2007 abriu uma nova unidade no Seixal e alargou a sua oferta com a medicina estética nas duas clínicas a partir de 2017.
Em 2020 avançou para a área da mente e bem-estar. Em termos de estrutura, a Clínica Alegre opera com sete gabinetes em Setúbal e dois no Seixal. Conta com uma equipa de 29 profissionais, sendo 14 médicos dentistas, uma nutricionista e uma psicóloga e 13 postos de trabalho directos (administrativo e assistentes) .
Para o futuro, a grande prioridade, explica Laianni Alegre, não está na abertura de clínicas em outros locais, mas sim potenciar o espaço que têm e criar oportunidades de forma “a servir cada vez mais e melhor as pessoas e a comunidade”, porque o sorriso é o que une as pessoas. O mais recente exemplo é a nova marca da Clínica Alegre, a criação do IPMED, um instituto de formação avançada na área da medicina dentária e estética, especializado na formação através de novos métodos e técnicas inovadoras.
“Nesta altura o processo está quase concluído de forma que a nossa certificação seja reconhecida oficial e legalmente”, explica a responsável. Campanha solidária “Uma História Por Um Sorriso” Além dos serviços médicos que presta, a vertente da responsabilidade social está muito presente na gestão da clínica. Um exemplo que demonstra plenamente essa postura está na criação de uma campanha solidária anual denominada de “Uma História Por Um Sorriso”.
Uma iniciativa que visa ajudar as pessoas que mais precisam, pois entendem que essa é uma forma de devolver o sorriso de uma pessoa e que nunca tiveram condições para ter acesso aos cuidados dentários básicos e necessários e que, por consequência, sofrem hoje de vários problemas associados à má condição dentária, como por exemplo a baixa qualidade de mastigação, saúde e auto-estima. “Nós apresentamos esta campanha como sendo a nossa missão social”, destaca a directora-geral da Clínica Alegre. A campanha decorre no final de cada ano nos concelhos de Setúbal e Seixal, pois é onde ambas as clínicas Alegres estão. A participação é por meio de inscrição (com início em Outubro) onde deve ser partilhada a história de vida. Uma pessoa é escolhida anualmente. A boa notícia é-lhe dada antes do Natal e os tratamentos começam no início do ano seguinte.