Para o CDS, tal como em 2024, voltam a ficar reservados o sétimo e décimo quinto lugares da lista
O PSD e CDS voltam a concorrer coligados como Aliança Democrática (AD) nas eleições legislativas marcadas para 18 de Maio, e a social-democrata Teresa Morais repete a posição como cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Setúbal.
Dos 19 nomes da lista de candidatos pelo distrito de Setúbal aprovados na quarta-feira à noite pelo Conselho Nacional do PSD à Assembleia da República, para o CDS ficaram reservados o sétimo e décimo quinto lugares, tal como aconteceu na lista de 2024.
A lista social-democrata repete ainda o segundo lugar com o candidato Paulo Ribeiro, presidente da Comissão Política Distrital do PSD, e o terceiro com Bruno Vitorino, assim como Sónia Reis em quarto lugar.
No círculo de Setúbal a Aliança Democrática candidata em quinto lugar Pedro Roque, seguido de Paulo Edson Cunha. De lembrar que nas anteriores legislativas a coligação de direita elegeu quatro candidatos à Assembleia da República (17,17%).
O Partido Socialista conseguiu sete mandatos, tendo sido a força política mais votada (31,27%), e o partido Chega (20,31%) a segunda mais votada tendo elegido tantos deputados quanto a AD. CDU, Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal e Livre elegeram um deputado cada um.
A lista do PSD pelo distrito à Assembleia da República, aprovada agora no Conselho Nacional do PSD, posiciona a seguir ao sétimo lugar reservado ao CDS, Carina Ferreira, cabendo a Paulo Calado – presidente da Concelhia do PSD de Setúbal – o nono lugar.
O décimo lugar é ocupado por Beatriz Ferreira, o décimo primeiro por Luciano Fernandes, o décimo segundo é de Yolanda da Silva, em décimo terceiro lugar vai Lénia dos Anjos e, no lugar seguinte, Pedro Oliveira.
Com o décimo quinto lugar da lista a ser preenchido por um candidato do CDS, os restantes, até ao décimo nono lugar, ficam com os social-democratas Carla Breu, Florbela Baeta, Carlos Cardoso e Leonor Silva.
De lembrar que nas legislativas de 2022, dos 18 deputados que então eram eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, o PSD elegeu três e o CDS não elegeu qualquer deputado. O PS foi o que obteve mais votos, tendo elegido dez deputados.