26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
PSD revoltado com Governo pela “degradação progressiva” da saúde na região

PSD revoltado com Governo pela “degradação progressiva” da saúde na região

PSD revoltado com Governo pela “degradação progressiva” da saúde na região

Comissão distrital do partido afirma que encerramento nocturno da urgência pediátrica dos hospitais do Barreiro e de Almada é “inconcebível”

 

A Comissão Política Distrital do PSD de Setúbal está “revoltada” com o estado a que o Governo “deixou chegar” a saúde no Distrito de Setúbal. Os social-democratas responsabilizam o Governo pela “degradação progressiva” dos serviços de saúde da região face ao encerramento nocturno, em Novembro, da urgência pediátrica dos hospitais do Barreiro e de Almada.

- PUB -

A comissão distrital do partido laranja explica, em nota de Imprensa, que os cerca de 900 mil habitantes do distrito sadino, no período nocturno, “só serão servidos pelas urgências pediátricas do Hospital de São Bernardo”.

“Uma vergonha”. É assim que o PSD avalia a decisão “inconcebível e inqualificável” que resulta da “degradação a que o Governo conduziu o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que impede o acesso universal dos cidadãos aos serviços de saúde”.

Para a Comissão Política Distrital do PSD de Setúbal é preciso ter a “ousadia de arriscar novas soluções”, tal como já “proposto anteriormente pelo líder do PSD”. O partido laranja alerta que a população do distrito “não pode continuar a pagar impostos máximos e a ter serviços mínimos”.

- PUB -

“Se o Governo já tinha deixado chegar a saúde no distrito ao grau zero do serviço aos utentes, esta semana conseguiu aprofundar ainda mais esta degradação”, afirma o PSD, que enaltece a situação de os hospitais do Barreiro e de Almada “já não conseguirem, sequer, assegurar a escala intermitente que estava inicialmente prevista”.

O partido recorda que, de acordo com as últimas informações disponíveis sobre o funcionamento das principais unidades hospitalares do SNS na região, a urgência pediátrica do Hospital de Almada “encerra no período nocturno, entre as 20h00 e as 08h30, desde o dia 01 de Novembro, mantendo-se unicamente o atendimento diurno todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos”.

Relativamente à urgência pediátrica do Hospital do Barreiro, o PSD recorda que o centro hospitalar “deixa de receber doentes no período entre as 09h00 do dia 2 de Novembro e as 09h00 do dia 6 de Dezembro”.

- PUB -

No entender dos social-democratas estas decisões são o resultado da “indiferença do Governo face às necessidades dos profissionais de saúde, de forma que estes se mantenham no SNS e aí exerçam a sua profissão, com dignidade e em condições”.

Para o PSD, “a cada dia que passa”, assiste-se à “destruição acelerada” do SNS por parte do Governo, exigindo que se “encontre uma solução definitiva para garantir o funcionamento diário adequado das urgências pediátricas”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -