Programa municipal Consciente(mente) apresentado em projeto europeu

Programa municipal Consciente(mente) apresentado em projeto europeu

Programa municipal Consciente(mente) apresentado em projeto europeu

Na iniciativa, que decorreu em formato digital, foi mostrado um projeto que mostra o papel dos jovens na participação cívica

A Câmara Municipal de Setúbal apresentou, esta terça-feira, o programa municipal Consciente(mente), dedicado à promoção do voluntariado juvenil, durante o workshop online “Cidadãos de Hoje, por um Futuro Sustentável”, integrado no projeto europeu Uniting Routes [em português Unindo Rotas].

- PUB -

A iniciativa, organizada pelo município italiano de Santa Maria a Vico, em parceria com o Istituto Superiore Majorana Bachelet, reuniu representantes de vários países europeus para debater “sustentabilidade, cidadania ativa e diversidade cultural”.

O encontro digital teve como objetivo “o papel dos jovens na participação cívica e ambiental e de que forma a diversidade cultural pode impulsionar sociedades mais sustentáveis, alinhadas com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e da Agenda 2030”, como explica a nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.

Neste participaram municípios parceiros do projeto Uniting Routes, provenientes de Itália, Espanha, Albânia e Portugal, numa ação que destacou a importância da participação cívica e da cooperação transnacional na criação de um futuro mais sustentável.

- PUB -

Durante o workshop, Setúbal mostrou o Consciente(mente) como um exemplo prático de envolvimento juvenil e de inovação comunitária. A autarquia apresentou um balanço da 5.ª edição do programa, sublinhando o impacto positivo das atividades que mobilizaram dezenas de jovens em ações de voluntariado, sensibilização ambiental e valorização do espaço público.

Entre as iniciativas desenvolvidas foram destacadas a “transformação de resíduos em arte, a requalificação de espaços públicos com a pintura de muros e a criação de jogos tradicionais, ações de limpeza e de sensibilização ambiental na Praia de Albarquel e uma aposta no combate ao desperdício alimentar, que incluiu a confeção de refeições ‘desperdício zero’”.

O “Unindo Rotas” (em português) foi lançado em Angri, Itália, e é financiado pela União Europeia no âmbito do CERV – Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores, e “pretende estimular o debate sobre a sustentabilidade e a resiliência climática com os municípios e os cidadãos europeus”. A iniciativa envolve os municípios de Setúbal (Portugal), Montserrat e Caspe (Espanha), Vlore (Albânia) e os italianos Angri, San Felice a Cancello e Santa Maria a Vico.

- PUB -

A “ligação entre a sustentabilidade e o património cultural, com atividades em rotas e itinerários históricos e turísticos, para que os cidadãos possam experienciar a natureza e a história de uma forma mais imersiva e reflexiva, fortalecendo a ligação com o meio ambiente” é um dos aspetos-chave do projeto.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não