Na iniciativa, que decorreu em formato digital, foi mostrado um projeto que mostra o papel dos jovens na participação cívica
A Câmara Municipal de Setúbal apresentou, esta terça-feira, o programa municipal Consciente(mente), dedicado à promoção do voluntariado juvenil, durante o workshop online “Cidadãos de Hoje, por um Futuro Sustentável”, integrado no projeto europeu Uniting Routes [em português Unindo Rotas].
A iniciativa, organizada pelo município italiano de Santa Maria a Vico, em parceria com o Istituto Superiore Majorana Bachelet, reuniu representantes de vários países europeus para debater “sustentabilidade, cidadania ativa e diversidade cultural”.
O encontro digital teve como objetivo “o papel dos jovens na participação cívica e ambiental e de que forma a diversidade cultural pode impulsionar sociedades mais sustentáveis, alinhadas com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e da Agenda 2030”, como explica a nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.
Neste participaram municípios parceiros do projeto Uniting Routes, provenientes de Itália, Espanha, Albânia e Portugal, numa ação que destacou a importância da participação cívica e da cooperação transnacional na criação de um futuro mais sustentável.
Durante o workshop, Setúbal mostrou o Consciente(mente) como um exemplo prático de envolvimento juvenil e de inovação comunitária. A autarquia apresentou um balanço da 5.ª edição do programa, sublinhando o impacto positivo das atividades que mobilizaram dezenas de jovens em ações de voluntariado, sensibilização ambiental e valorização do espaço público.
Entre as iniciativas desenvolvidas foram destacadas a “transformação de resíduos em arte, a requalificação de espaços públicos com a pintura de muros e a criação de jogos tradicionais, ações de limpeza e de sensibilização ambiental na Praia de Albarquel e uma aposta no combate ao desperdício alimentar, que incluiu a confeção de refeições ‘desperdício zero’”.
O “Unindo Rotas” (em português) foi lançado em Angri, Itália, e é financiado pela União Europeia no âmbito do CERV – Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores, e “pretende estimular o debate sobre a sustentabilidade e a resiliência climática com os municípios e os cidadãos europeus”. A iniciativa envolve os municípios de Setúbal (Portugal), Montserrat e Caspe (Espanha), Vlore (Albânia) e os italianos Angri, San Felice a Cancello e Santa Maria a Vico.
A “ligação entre a sustentabilidade e o património cultural, com atividades em rotas e itinerários históricos e turísticos, para que os cidadãos possam experienciar a natureza e a história de uma forma mais imersiva e reflexiva, fortalecendo a ligação com o meio ambiente” é um dos aspetos-chave do projeto.