Primeiro livro lançado na cidade foi fac-similiado e é apresentado no sábado

Primeiro livro lançado na cidade foi fac-similiado e é apresentado no sábado

Primeiro livro lançado na cidade foi fac-similiado e é apresentado no sábado

LASA promove conferência onde também se vai falar sobre o poder local e como este era desempenhado nos séculos XV e XVI

A Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA) vai levar os interessados numa viagem ao passado, mais concretamente aos séculos XV e XVI, para compreender a atuação do poder local nesta época.

- PUB -

Numa conferência denominada “A Setúbal do Século XVI. O poder local entre a Ordem de Santiago e a Coroa” a principal oradora, Cláudia Silveira, vai estar a debate a questão do poder local numa época de “participação na grande aventura marítima portuguesa”.

Esta é considerada por Joaquina Soares, presidente da direção da LASA, “uma das maiores historiadoras das ordens militares do País”.

Assim, pode esperar-se considerações sobre a “consolidação de um poder local com voz própria, que se foi construindo entre o Senhorio Feudal (Ordem de Santiago) e a Coroa”, como se lê em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.

- PUB -

A sessão está marcada para as 16 horas deste sábado e vai decorrer no salão nobre dos paços do concelho da Câmara Municipal de Setúbal. Esta vai ainda contar com intervenções de Isabel Cristina Fernandes, Joaquina Soares e Maria Helena Fragôso de Mattos.

Outro dos destaques da sessão é a apresentação da obra fac-similiada “A regra statutos & diffinções da Ordem de Santiaguo” (1509), com encarte de Maria Cristina Pimenta.

A responsável pela liga explica que esta era uma obra que estava na Torre do Tombo, em Lisboa, e praticamente “inacessível” para além do uso de historiadores e investigadores e, por isso, foi decidido torná-la mais acessível para consulta do público.

- PUB -

Esta sessão faz parte da linha editorial que a LASA tem estado a desenvolver, e que dá pelo nome de “Setúbal na História”.

Um fac-símile é uma reprodução exata de um documento, escrito, estampa ou outra obra original, sendo a cópia fiel em conteúdo e aparência. Esta, segundo a LASA, foi o primeiro livro publicado em Setúbal por Herman Kempis e determinação do Mestre da Ordem de Santiago, D. Jorge de Lencastre, filho legitimado de D. João II.

A entrada no evento é livre e não carece de inscrição.

A LASA comemora, a 28 de novembro, o 70.º aniversário e a intenção é de continuar a ter em atenção “questões de identidade relacionadas com história, património – cultural e ambiental – de Setúbal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não