Skate foi a modalidade “de destaque”, juntamente com música ao vivo, acções de consciencialização ambiental e arte urbana
O Skate Parque de Setúbal, na zona da Algodeia, foi animado pelo novo projecto da juventude, organizado pelo município, o Setúbal Jam, no dia de sábado, 21 de Agosto. A atracção contou com actuações de DJ Décio e Santimob, Nastybee, Diogo Guima, Moços do Bêco, Cozy, Isotw, Migvi, Niko e Tomxs.
O skate, modalidade que teve a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, esteve “em destaque”, em actividades que promoveram “a inclusão” e os “valores de cidadania, solidariedade e pertença”, esclarece nota escrita enviada pela Câmara Municipal de Setúbal a O SETUBALENSE.
Decorreu uma iniciativa que pretendeu “demonstrar que o skate pode ser praticado por todos”, com uma demonstração de truques “arrojados e inovadores”, apresentando-se ainda dois workshops, “um de iniciação à modalidade, outro de personalização de tábuas”, informa a mesma nota.
“A promoção do desenvolvimento social do território, com o fortalecimento do movimento associativo e da aproximação da juventude à cidade” foi um dos objectivos no desenvolvimento deste projecto, programado “para os jovens”, mas pensado “para toda a comunidade”.
A primeira edição do Setúbal Jam teve espaço reservado para a arte urbana, “com perto de duas dezenas de artistas, individuais e colectivos, a partilharem criações ao vivo, e de sensibilização ambiental”, explica a autarquia sadina, com o exemplo de uma “iniciativa de recolha de beatas e construção de beatões” pela cidade, com a aprovação de uma proposta “de resolução para a problemática”.
O evento é organizado pelo município, em parceria com All aBoard, Blood Brothers, Explicit Citizens, Moços do Bêco e a associação ambiental Feel 4 Planet.