Ângela Lemos, presidente do IPS, realçou a importância de levar a “academia para o mundo empresarial”
O Politécnico de Setúbal está representado por uma delegação em Angola no projecto ENVOLVER – Projecto de Apoio no Acesso a Financiamento. Esta é a sétima “missão” na instituição na iniciativa, que decorre desde 2021 com o objectivo de “capacitar os agentes económicos angolanos”, sob liderança do INAPEM – Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas.
A presidente do IPS, Ângela Lemos, marcou presença na 6ª sessão do Comité de Coordenação Técnica, em Luanda, que analisou o impacto da implementação do projecto ao longo de 2023 e as perspectivas para o próximo ano. Na sua intervenção, a responsável realçou a importância de “levar a academia para o mundo empresarial” e também a “longa experiência” do IPS enquanto entidade parceira de projectos de apoio ao desenvolvimento em vários Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
“Este é um projecto em que temos estado envolvidos com um número muito elevado de docentes, com uma investigação muito próxima do mercado de trabalho, numa área muito pertinente para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas (PME)”, afirmou, realçando também o “grande impacto” do projecto na realidade económica angolana. “Trata-se de uma intervenção, de forma articulada, que parte das necessidades dos diferentes stakeholders, com o intuito de criar alicerces para que o projecto não termine quando o financiamento terminar”, referiu.
Também presente na reunião de balanço do ENVOLVER, Luís Guerreiro, presidente do IAPMEI, enalteceu o “sucesso” do projecto, que, no seu entender, resulta de uma “relação de parceria” em que o IAPMEI “contribui com toda a sua experiência” junto das pequenas e médias empresas portuguesas, “ajudando a dinamizar e a aumentar a resiliência e a competitividade do tecido empresarial angolano”.