Reunião pretende identificar quais “as áreas adequadas aos objectivos e à realidade de Setúbal e da região”
O conselho executivo da “Cidade do Conhecimento” vai-se reunir hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, pelas 15h00, para ficar a conhecer o Plano Estratégico do projecto da empresa The Pitroda Group LLC, a desenvolver na zona do Vale da Rosa. O encontro pretende definir “como será feita a articulação funcional e urbanística com a cidade e identificar as áreas de conhecimento adequadas aos objectivos e à realidade de Setúbal e da região”, explica o município em comunicado.
Esta será a segunda reunião do conselho consultivo, constituído “pelo The Pitroda Group, autarquia, cinco juntas de freguesia do concelho, Assembleia Municipal, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, AICEP Portugal Global, AISET – Associação da Indústria da Península de Setúbal e Área Metropolitana de Lisboa”. Integram igualmente o conselho consultivo a “BlueBiz Global Park, o Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a Fundação Escola Profissional de Setúbal e o Instituto Politécnico de Setúbal”.
O plano, dado hoje a conhecer a todos os seus parceiros, “está a ser elaborado pela consultora CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano”. “Este segundo encontro destina-se, ainda, a recolher contributos das entidades que o compõem e a fazer um ponto de situação do projecto inovador idealizado pelo grupo liderado pelo empresário Sam Pitroda”, refere a mesma nota.
A “Cidade do Conhecimento” “prevê a edificação de infra-estruturas modernas, numa área de 180 hectares, próxima de um importante polo industrial e de serviços do concelho”, num investimento que poderá ascender a mais de 700 milhões de euros. Também o campus do Instituto Politécnico de Setúbal se encontra abrangido no projecto que “pretende assumir-se como um local onde pessoas e empresas vão viver, trabalhar, cooperar e inovar em conjunto”.
“A criação de uma plataforma capaz de concentrar geograficamente os stakeholders de um determinado sector, potenciando a troca de conhecimentos de modo eficaz” é igualmente um dos objectivos a atingir. De acordo com a Câmara Municipal, “pretende-se construir escritórios, área residencial, hotel, centro de conferências, hospital, escolas e universidades, zonas comerciais e parques de estacionamento, assim como polos de lazer, arte e cultura”.
Para o efeito, ao município “compete elaborar um Plano de Pormenor que permita a implantação das infra-estruturas previstas, fase que ocorrerá apenas depois de o The Pitroda Group LLC assegurar a sua sustentabilidade económica e financeira, nomeadamente através da angariação de investidores”.